sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Importante é que realmente seja uma realidade;


Salvador receberá piscina utilizada na Olimpíada do Rio de Janeiro

 

O desmonte do equipamento já foi iniciado e a expectativa é que no próximo semestre a piscina olímpica já esteja na capital baiana


Redação iBahia
(redacao@portalibahia.com.br)

A capital baiana ganhará uma piscina proveniente do Estádio Aquático dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, realizados em agosto no Brasil. A Prefeitura de Salvador será a responsável pelo uso, gestão e funcionamento do equipamento esportivo, incluindo o deslocamento da estrutura do Rio de Janeiro para Salvador.




O desmonte do equipamento no Rio já foi iniciado e a expectativa é que no primeiro semestre do próximo ano a piscina olímpica – com dimensão de 25x50x2 metros – já esteja na capital baiana. De acordo com a Prefeitura, ainda está sendo realizado estudos para avaliar o custo da transferência e o local onde a piscina será instalada, bem com as intervenções estruturais que serão necessárias no entorno.

Não haverá, no entanto, qualquer custo para o município sobre a montagem do equipamento em Salvador ou sobre a aquisição do mesmo. Será a empresa Myrtha Pools a responsável pela montagem de toda a estrutura, desde a implantação das paredes aos filtros e tubulações da piscina.
Fonte:ibahia.

Piscina Olímpica da Bahia

A nova piscina olímpica da Bahia foi inaugurada pelo Governo do Estado em 28 de março de 2016. A festa de inauguração foi marcada por um campeonato de natação com atletas baianos, seguido por uma vibrante apresentação da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado.

Situado na Av. Mário Ferreira Leal (Av. Bonocô), o equipamento esportivo ocupa uma área total de 12.195,67m² e contempla uma piscina olímpica com dimensões oficiais de 25 x 50m e uma piscina de aquecimento de 12,5 x 25m.

Até a construção da terceira etapa da obra, ainda a ser licitada, o Governo do Estado garantiu instalações provisórias de arquibancada e vestiários, possibilitando a utilização do espaço, principalmente para o treinamento de atletas de natação de alto rendimento. Quando concluídas as três etapas previstas para a obra, o centro de natação comportará, além das duas piscinas, arquibancadas, sanitários públicos, vestiários para atletas,
módulos de apoio técnico e de administração, além de estacionamento para 72 vagas (com área para ônibus).

Confira
aqui como ficará o equipamento esportivo depois de pronto.

Características da nova piscina olímpica

  • 50m de comprimento por 25m de largura;
  • 3,05 metros de profundidade;
  • 10 raias com 2,5m de largura cada. Das dez raias, duas ficarão livres para facilitar a dispersão das água;
  • Um corredor técnico que permite fazer a manutenção e reaproveitamento da água tratada 24h por dia, com controle do PH por monitoramento eletrônico.

Foram investidos, pelo Governo do Estado, nas duas primeiras etapas da obra, a ordem de R$ 15 milhões. A Nova Piscina Olímpica da Bahia está localizada na Avenida Bonocô – a 100 metros da Estação do Metrô, ao lado da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).
===============================================

Salvador uma das maiores capitais do país em população até a bem pouco tempo não tinha uma piscina Olímpica desde a demolição do Parque Aquático da Fonte Nova.

No momento tem uma construída pelo governo do estado em obra especificada em um cronograma de três etapas e falta concluir a última com a construção de arquibancadas, vestuários, sanitários e outros beneficiamentos.

Com o anúncio do desmonte e remessa de piscina Olímpica do Rio de Janeiro para Salvador (usada nos jogos olímpicos e paraolímpicos) um fato importante vai acontecer.

A prefeitura de Salvador será a responsável pelo novo equipamento que segundo noticias ainda não tem lugar certo para sua montagem, o que leva a questionamentos como:

Quando a Prefeitura vai determinar o local e se o novo equipamento vai receber a Piscina Olímpica completa, com arquibancadas, vestuários, sanitários e todos os equipamentos inerentes ao seu bom funcionamento?

Quando o governo do estado vai iniciar as obras de conclusão da última etapa da Piscina Olímpica da Av.Bonocô?

Certamente será muito boa para Salvador essa competição entre o município e o estado em dotar a bela capital de tão necessários equipamentos esportivos.

E o complexo esportivo de Pituaçu não poderia está incluso na escolha do município após entendimentos como o estado?

Nenhum comentário: