quarta-feira, 25 de março de 2009

É tempo de pensar grande...Ponte Salvador a Itaparica

Itaparica a maior das 56 ilhas da Baia de Todos os Santos e maior ilha marítima do Brasil,tem 246km2 de superfície, dividida em dois municípios o de Itaparica com 35 km2 e o de Vera Cruz com 211km2 e dista de Salvador pelo mar entre 13 a 14 km( via Ferry Boat), possui 40 km de praias e abundantes vegetações.
A Ilha de Itaparica pode ser alcançada via terrestre e saindo de Salvador sua distancia é de 286 km através de estradas federais a BR 324 e 101 e estrada estadual, além de ser ligada ao continente através da Ponte do Funil, em seu lado oeste. A Ponte do Funil foi uma das primeiras obras de concretos premoldados da Bahia, construída pela Odebrecht.
Conforme grande badalação ocorrida em torno de 30 anos atrás, foi cogitada a construção de uma Ponte ligando Itaparica a Salvador, que ficou na vontade em razão de estudos na época apontarem a falta de justificativa para investimento de recursos tão volumosos.
No entanto o atual governo de Jaques Wagner sugere e pede o apoio do Presidente LULA para a construção dessa grandiosa obras em parceria publico privada e com estimativa inicial de aplicação de R$1,5 Bilhões.
Essa obra visa a expansão de áreas habitacionais e comerciais, o encurtamento das distancias entre Salvador e o Sul , o Sudeste e Centro Oeste,além de aumentar a mobilidade do fluxo de tráfego o que estaria em observância as exigências legais da FIFA para subsede da Copa de 2014.
Daí o encontro que estava marcado para esta data em Brasília de Wagner com a Ministra Dilma, quando se conversaria sobre o assunto com maiores detalhes.
Entre as previsões de obras para Salvador e cidades vizinhas citamos:
Ampliação dos portos de Aratu e Salvador;
Ampliação do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães;
Construção da Via Empressa de Salvador;
Obras no sistema viário no eixo da Av.Paralela, próxima ao estádio de Pituaçu;
Reformulação do sistema viário no entorno do novo Estádiuo da Fonte Nova;
Construção do Novo Estádio da Fonte Nova;
Reformulação de toda orla de Salvador;
Conclusão da 1º parte do Metrô Lapa a Rótula do Abacaxi;
Construção da 2ª parte do Metrô da Rótula do Abacaxi a Pirajá, conforme promessa de liberação de recursos feitas pelo Ministro Geddel;
E as obras a serem realizadas do
Ginásio Poliesportivo de Pituaçu;
Parque Aquático de Pituaçu;
Ponte Salvador a Itaparica;
Saneamento básico de Salvador(já em curso);
E muitas outras.
É evidente o aperfeiçoamento da beleza incomparável de Salvador que se associará ao progresso e desenvolvimento tão necessário para a terra de todos nós.
Devemos ter confiança e lutar para que rapidamente se firme uma parceria publico privada, com um empresa de porte e renome internacional para a consumação dessa magnifica obra que ajudará a mudar os rumos da nossa Bahia.
O momento é de pensar grande... Ponte Salvador a Itaparica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente, quando aponta a necessidade de uma ponte ligando Itaparica / Vera Cruz a Salvador. Sou metade / metade. Moro em Vera Cruz (Conceição) e tenho que fazer essa viajem todos os dias. No inverno nem tanto, mas em tempo de vento e ressaca, é uma viajem muito arriscada pelo ferry boat. Observamos passeiros passando mal, enfim... A ponte seria de uma excelente aprovação, uma vez que geraria emprego e renda para a população que mora e vive do outro lado de Salvador. Permitiria também que políticos e empresários invistissem na Ilha de Itaparica e Vera Cruz, ocorrendo assim a diminuição da violência. Para contribuir com a divulgação do desejo do baiano, reproduzirei essa matéria no blog Toca das Informações, assim poderemos ampliar a informação o que poderá resultar em caso concreto num futuro bem próximo. http://tocadasinformacoes.blogspot.Parabéns pela matéria e o título é de excelente colocação "É tempo de pensar grande... Ponte Salvador a Itaparica". Sued

Suedmar disse...

Pegando carona na vontade de que seja liberada verba para construção da ponte, lancei uma enquete no Blogg Toca das Informações, que sua participação será bastante construtiva.
VOTEM ACESSANDO http://tocadasinformacoes.blogspot.

VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DA PONTE LIGANDO SALVADOR AOS MUNICÍPIOS ITAPARICA E VERA CRUZ?
A FAVOR
CONTRA
A FAVOR, DEVENDO SER PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE
CONTRA, POR NÃO ENTENDER QUE O MEIO AMBIENTE DA ILHA (MUNICÍPIO VERA CRUZ E ITAPARICA) SERÁ PRESERVADO

Abraços Suedmar