quinta-feira, 26 de março de 2009

QUINTA 26.03 -
Publicado pela Conder
Bahia receberá 80.744 moradias do Plano Nacional de Habitação
A Bahia será contemplada com 80.744 novas moradias do Plano Nacional de Habitação do governo federal, também chamado de Programa Minha Casa, Minha Vida.
O número corresponde a 8,1% do total de 1 milhão de casas previstas no plano.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento do plano, que contou com a presença do governador Jaques Wagner. “O Plano é ousado, completo e terá impacto na economia brasileira, principalmente na baiana, pois além de moradia, vai gerar emprego, trabalho e renda para a população", avalia Wagner.
A Bahia é o estado do Nordeste que melhor foi contemplado com os recursos do Plano Nacional de Habitação, com 80.744 unidades habitacionais.
O plano prevê um total de R$ 36 bilhões para a construção de 1 milhão de moradias em todo o país.
O governador determinou a criação de um comitê executor para gerir o Plano na Bahia e informou que vai procurar apoio dos movimentos sociais, prefeituras e empresários da construção civil.
Segundo ele, 182 prefeituras baianas mostraram-se dispostas a aderir ao plano e trabalhar em conjunto com o Governo do Estado.
Wagner disse ainda que o sucesso do plano na Bahia vai depender da colaboração de todos os envolvidos.
O governador acrescentou que o presidente Lula conseguiu fazer do limão, a limonada, pois além da proteção socioeconômica às populações de baixa renda, o plano vai ajudar o país a reduzir os efeitos negativos sofridos pela crise mundial.
“Esse é um programa arrojado, mais do que emergencial, como resposta ao enfrentamento da crise econômica mundial”, disse Lula, ao discursar no lançamento do programa, no Palácio do Itamaraty.A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, disse que é possível cumprir a meta de 80.744 unidades.
O Governo da Bahia vai solicitar aos municípios uma mobilização para conseguir construir as unidades, e alcançar a meta proposta pelo governo federal.Segundo ela, o Estado está preparado para executar o plano.
“O Minha Casa, Minha Vida é o mais importante programa habitacional da história do país contra o déficit habitacional.
Ele não pensa apenas na construção, mas envolve todas as etapas para aquisição da casa própria, como também as questões ambientais, Essas medidas vão facilitar o acesso a moradia pelos baianos” completou a secretaria depois da cerimônia de lançamento.
Também presente no lançamento o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou que o mais importante é que a medida adotada no cenário da crise vai estimular a construção civil e dar suporte para novos investimentos em saneamento básico, infraestrutura, e logística.
“Vamos ter condições de executar projetos prioritários que envolvem todas as secretarias. Os recursos destinados pelo plano vão movimentar a economia baiana e se somarão às outras iniciativas do PAC baiano já em andamento nas áreas de saneamento, infraestrutura, transporte e até ás obras para a Copa de 2014”.
A Bahia é o estado do Nordeste que melhor foi contemplado com os recursos do Plano Nacional de Habitação, com 80.744 unidades habitacionais.
O plano prevê um total de R$ 36 bilhões para a construção de 1 milhão de moradias

Nenhum comentário: