sábado, 21 de março de 2009

Inauguração:
Novo frigorífico em Alagoinhas vai gerar cerca de mil empregos
21/0313:30
A Bahia avança mais uma etapa para constar da relação dos estados brasileiros exportadores de carne. Foi inaugurado, neste sábado (21), em Alagoinhas, o frigorífico Frigoalas, o 23º frigorífico do estado dentro do rigor das normas internacionais de inspeção e fiscalização.
Este é o terceiro frigorífico do grupo de empresários sergipanos, dono também do Frigosaj, em Santo Antonio de Jesus, e do Frigoserra, em Serrinha, que preparou uma festa para comemorar a inauguração do empreendimento, no distrito de Narandiba, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Agricultura, Roberto Muniz, de diversos deputados federais e estaduais.
Com 350 funcionários, o Frigoalas está localizado a 107 quilômetros da capital, na região do agreste/litoral norte, num município de 139 mil habitantes, considerado pólo econômico, cujas principais atividades estão concentradas na pecuária e agricultura.
Somado aos empregos indiretos, o número de ocupados em função do frigorífico deve atingir cerca de mil pessoas, porque mobiliza outros profissionais, como motoristas e vaqueiros.
Para tornar o projeto real, concebido desde a compra do terreno até a instalação das máquinas dentro do que há de mais moderno e adequado às especificações técnicas do Ministério da Agricultura, o grupo proprietário investiu R$ 12, 2 milhões no empreendimento que deverá atender a 12 municipios da região, Araçás, Theodoro Sampaio, Pojuca, Itanagra, Entre Rios, Ouriçangas e Pedrão, entre eles.“Além de comprar e abater bovinos, suínos, caprinos e ovinos, nós vamos prestar o serviço de abate aos pequenos comerciantes com o intuito de acabar com o abate clandestino, que utiliza a mesma técnica para matar o animal desde séculos passados”, ponderou Manoel Maírton de Souza, um dos sócios da empresa.
O empresário lembrou que 30% das internações hospitalares do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, decorrem do consumo de carne não inspecionada. “Neste sentido, o governo da Bahia faz um trabalho exemplar, porque concede isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para quem abate em frigoríficos”, disse Manoel Maírton.
Wagner desejou boa sorte a todos os funcionários que vão edificar o empreendimento no dia a-dia de trabalho e alertou: “Temos de incentivar cada vez mais, estimulando as pessoas a fazer o abate dentro das normas, livrando-as do risco de ter a carne apreendida pela fiscalização sanitária e promovendo o consumo de carne inspecionada, portanto com a garantia de ser saudável”, afirmou o governador.Carne 100% inspecionada Desde a concepção do projeto de instalação do Frigoalas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adab) nomeou o médico veterinário Sérgio Carreiro como inspetor sanitário responsável, norma para toda empresa que trabalha com produto de origem animal e que garante o Selo de Inspeção Estadual, o SIE.“Considero esta a melhor planta de abate da Bahia, porque tem todas as etapas de produção em conformidade com as normas técnicas nacionais e internacionais, além de possuir sistemas modernos de qualificação”, afirmou Carreiro.
O frigorífico tem capacidade para abater diariamente mil bovinos e 300 caprinos, ovinos e suínos.
Na oportunidade, o governador Jaques Wagner entregou 12 veículos novos à Seagri para que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA) intensifique o trbalho de assistência técnica aos pequenos agricultores.
Texto de AGECOM

Nenhum comentário: