quarta-feira, 18 de março de 2009



Médicos venezuelanos chegam à Bahia para ajudar no combate à dengue e outras noticias
Texto AGECOM


A chegada de uma equipe de médicos venezuelanos nesta quinta-feira (19) é o primeiro resultado da visita do governador Jaques Wagner à Venezuela, de onde chegou no começo da noite de hoje (17) junto com Maxmilien Arvelaiz, assessor internacional do governo daquele país. Depois de cumprir uma agenda de contatos com autoridades nas áreas de turismo, cultura e gestão pública, Wagner teve uma longa e descontraída audiência com o presidente Hugo Chávez. Os primeiros entendimentos nessas áreas resultarão em acordos de cooperação a serem assinados em maio, durante a cúpula Brasil-Venezuela, em Salvador.
Reunião de trabalho
Ainda na noite de hoje (17), Arvelaiz e os secretários Fernando Schmidt, chefe de gabinete do governador, Jorge Solla, da Saúde, e Adeum Sauer, da Educação, fizeram uma reunião de trabalho para avançar no detalhamento dos acordos de cooperação.
Há três anos os venezuelanos enfrentaram uma grande epidemia de dengue provocada pela disseminação do vírus 4 – o mais temido pelas autoridades sanitárias brasileiras pela sua agressividade.
A epidemia foi controlada depois de alguns meses com a ajuda de médicos cubanos, especialistas em doenças tropicais. A equipe que desembarca em Salvador nesta quinta-feira (19) vai conhecer a situação da epidemia e ajudar no enfrentamento com base na experiência venezuelana. “A cooperação será muito importante, sobretudo porque abre a possibilidade de ampliar as medidas de defesa sanitária a fim de evitar a entrada do vírus 4”, observa o secretário da Saúde, Jorge Solla.
Parceria na educação
Na área da educação a parceria se dará em torno da alfabetização de jovens e adultos. A Venezuela aplicou com sucesso uma metodologia desenvolvida em Cuba a partir do método Paulo Freire capaz de ensinar uma pessoa a ler e escrever em doze semanas.
O secretário da Educação, Adeum Sauer, teve ainda ontem uma primeira reunião com um representante do governo venezuelano para viabilizar uma experiência piloto do programa “Sim, Eu Posso”, semelhante ao TOPA.
Otimista quanto aos resultados do programa baiano que responde por 40% da meta do “Brasil Alfabetizado”, do governo federal, Sauer acredita que, se bem sucedida, a transposição do programa venezuelano pode facilitar a superação da meta de alfabetizar 1 milhão de pessoas até 2010.
“Continuaremos o nosso trabalho com a aplicação do método Paulo Freire, mas nada impede que duas possibilidades metodológicas sejam aplicadas, ainda mais quando se abre a possibilidade de reduzir o tempo necessário para o aprendizado”, disse Sauer.
Bons resultados
Para o governador Jaques Wagner, o saldo da visita oficial de quatro dias vai além dos acordos de cooperação. “Avançamos nos entendimentos para operação de um vôo direto Salvador-Caracas, vamos ampliar a parceria no programa das orquestras juvenis e iniciamos os entendimentos que mais tarde poderão resultar num investimento na área de petroquímica”, resumiu Wagner.
O governo baiano, em coordenação com o Itamaraty, já iniciou a organização do evento previsto para o final de maio, que terá a presença dos presidentes Lula e Chávez

Nenhum comentário: