quinta-feira, 26 de março de 2009

Silencio dos Vencedores

Ubiratan Castro de Araújo, membro da Academia de Letras da Bahia e Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon/Secult, fez publicar no Jornal A Tarde um comentário em que atende plenamente aos interesses do desenvolvimento da Bahia, com o titulo " Silencio dos Vencedores", que transcrevo alguns trechos.
Eis alguns trechos:
" Em boa hora a eleição do governador Jaques Wagner trouxe novo rumo para o sul do Estado, graças ao seu empenho pessoal trouxe para a Bahia o projeto do Terminal, da estrada de ferro Oeste/Leste"
Outro trecho: O exemplo mais recente foi a decisão da Chevrolet de instalar-se em Pernambuco pelas vantagens do Porto de Suape. Uma perda enorme para a Bahia".
Mais um trecho : " Quanto à estrada Oeste-Leste, seu impacto regional será especial, possibilitará o escoamento da grande produção de grãos do Oeste e da grande produção de minérios de Brumado e Caetité.
Esse é um projeto de futuro"
Tem mais: "Não é preciso ser um grande economista para desconfiar que Ilhéus - Itabuna será uma metrópole econômica, seja pelas atividades agrário- exportadoras,seja pelo desenvolvimento de atividades de transformação industrial"
"Por que levanto minha modesta voz de cidadão agora?
Está tudo muito frio.
O governador está sozinho. Essa não é uma questão local. É uma questão da Bahia."
Tem ainda : "Sinto falta da participação de uma liderança da região"
E para concluir : Há esperanças. A chegada de Walter Pinheiro à Secretaria de Planejamento do Estado pode significar um impulso mais vigoroso na mobilização das forças vivas da Bahia em defesa do desenvolvimento do Estado.".
Peço licença ao ilustre Dr Ubiratan para colocar um comentário de Mário P.de Carvalho sobre o assunto:
É mais um grande grito de alerta: > acorde atrasados de Ilhéus para as verdades que representam o Complexo Intermodal para o desenvolvimento da região.
Quando a Bahia perdeu para Pernambuco a instalação da fábrica de veiculos da Chevrolet, foi em razão de não termos ainda um Porto Sul.
Os politicos eleitos da região fazem parte de um pacotão de espertos e que suas cabeças não correm os riscos de arquitetarem uma cidade do labor, da saúde, da educação, do emprego, da alegria, da felicidade, pois se a cidade cresce os cabeças pequenas perderão o rumo do que imaginam comandar?
Por exemplo: Quem manda na Prefeitura , Newton ou Nasal?
Seja lá quem for, como escreveu o sr Ubiratan:
"Sinto falta da voz dos senadores, dos deputados federais, dos estaduais, dos prefeitos do centro sul da Bahia.
Será que êles acreditam que uma estrada de ferro cai do céu?"
Pensargrande se reserva ao direito de não comentar o artigo e comentário, pois sempre fui árduo defensor de Ilhéus e automaticamente do Aeroporto Internacional, da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul e essa minha opinião foi consolidada quando participei de evento quando o grande Walter Pinheiro deu uma aula de saber e brasilidade sobre o assunto aqui em Ilhéus, no Clube Social
Será que os politicos com mandatos em Ilhéus só pensam em 2010?

Um comentário:

Anônimo disse...

Perda de tempo! Gente como dr.Aldemir,Alcides,Mario Alexandre,Angela,Jabes e outros só têm como objetivo o poder e a riqueza.Compromisso com o povo,zero.Obras do PAC virão, por conta do PT de Jaques Wagner.Dizem até que estão tentando ressucitar mortos, como o dr.Francisco Sampaio,velho carlista,derrotado.Newton precisa se posicionar, assumir o comando que o povo lhe concedeu nas urnas, se aproximar do governador sem a presença sufocante da deputada.Vamos precurar.