quarta-feira, 25 de março de 2009

Bahia receberá 80.744 moradias do Plano Nacional de Habitação
25/0321:00
Texto AGECOM

A Bahia será contemplada com 80.744 novas moradias do Plano Nacional de Habitação do governo federal, também chamado de Programa Minha Casa, Minha Vida.
O número corresponde a 8,1% do total de 1 milhão de casas previstas no plano.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento do plano, que contou com a presença do governador Jaques Wagner. “O Plano é ousado, completo e terá impacto na economia brasileira, principalmente na baiana, pois além de moradia, vai gerar emprego, trabalho e renda para a população", avalia Wagner.
A Bahia é o estado do Nordeste que melhor foi contemplado com os recursos do Plano Nacional de Habitação, com 80.744 unidades habitacionais. O plano prevê um total de R$ 36 bilhões para a construção de 1 milhão de moradias em todo o país.
O governador determinou a criação de um comitê executor para gerir o Plano na Bahia e informou que vai procurar apoio dos movimentos sociais, prefeituras e empresários da construção civil.
Segundo ele, 182 prefeituras baianas mostraram-se dispostas a aderir ao plano e trabalhar em conjunto com o Governo do Estado. Wagner disse ainda que o sucesso do plano na Bahia vai depender da colaboração de todos os envolvidos.
O governador acrescentou que o presidente Lula conseguiu fazer do limão, a limonada, pois além da proteção socioeconômica às populações de baixa renda, o plano vai ajudar o país a reduzir os efeitos negativos sofridos pela crise mundial.
“Esse é um programa arrojado, mais do que emergencial, como resposta ao enfrentamento da crise econômica mundial”, disse Lula, ao discursar no lançamento do programa, no Palácio do Itamaraty.
A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, disse que é possível cumprir a meta de 80.744 unidades. O Governo da Bahia vai solicitar aos municípios uma mobilização para conseguir construir as unidades, e alcançar a meta proposta pelo governo federal.
Segundo ela, o Estado está preparado para executar o plano. “O Minha Casa, Minha Vida é o mais importante programa habitacional da história do país contra o déficit habitacional. Ele não pensa apenas na construção, mas envolve todas as etapas para aquisição da casa própria, como também as questões ambientais, Essas medidas vão facilitar o acesso a moradia pelos baianos” completou a secretaria depois da cerimônia de lançamento.
Também presente no lançamento o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou que o mais importante é que a medida adotada no cenário da crise vai estimular a construção civil e dar suporte para novos investimentos em saneamento básico, infraestrutura, e logística. “Vamos ter condições de executar projetos prioritários que envolvem todas as secretarias. Os recursos destinados pelo plano vão movimentar a economia baiana e se somarão às outras iniciativas do PAC baiano já em andamento nas áreas de saneamento, infraestrutura, transporte e até ás obras para a Copa de 2014”.
A Bahia é o estado do Nordeste que melhor foi contemplado com os recursos do Plano Nacional de Habitação, com 80.744 unidades habitacionais.
O plano prevê um total de R$ 36 bilhões para a construção de 1 milhão de moradias.

Nenhum comentário: