terça-feira, 24 de março de 2009

Ponte Salvador - Itaparica está na agenda de Wagner e Dilma, nesta quarta
Publicada às 16h49
Atualizada às 19h15
O governador Jaques Wagner deve aproveitar sua ida a Brasília, nesta quarta-feira (25), para conversar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, sobre o projeto da ponte que ligará Salvador à Ilha de Itaparica, anunciada por ele nesta terça-feira (24), em Salvador, durante a 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontece no Centro de Convenções da Bahia.
O governador entregou ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, presente ao evento, estudos sobre o empreendimento, uma antiga reivindicação da população da Ilha, Recôncavo e Baixo Sul.

Wagner viajaria a Washington (EUA) nesta quarta-feira, onde na quinta-feira participa, como único governador brasileiro convidado, do Fórum de Líderes de Governo das Américas, organizado pela Microsoft, empresa que desenvolve projetos educacionais na Bahia.
Porém, adiou sua ida à América em um dia, aceitando o convite do presidente Lula para participar do lançamento do Programa de Habitação Popular do governo federal.

Projeto ambicioso, que mudará completamente o perfil urbano da Ilha de Itaparica, levando desenvolvimento sustentável à região da Baía de Todos os Santos, a nova ponte integrará o Plano de Mobilidade Urbana, que preparará Salvador para sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014.

Ainda é cedo para se falar em custos, mas a obra deverá ser orçada em R$ 1,5 bilhão e, provavelmente, será construída por intermédio de uma Parceria Público Privada (PPP).
Entre outros benefícios, ela criará um novo vetor de expansão urbana na Região Metropolitana de Salvador, uma vez que a capital já não possui áreas disponíveis em quantidade suficiente para acompanhar seu crescimento.

“Iniciaremos conversas com as prefeituras de Itaparica e Vera Cruz, e também com as comunidades locais, para estabelecermos um plano diretor que atenda às transformações que a nova ponte provocará na Ilha de Itaparica”, disse o governador. “O importante”, explicou, “é melhorar a qualidade de vida de quem mora ou veraneia no local”.

Há dois modelos principais de projetos que podem ser utilizados. A partir de um deles, seria erguida uma ponte fixa com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte. Há ainda a possibilidade da construção de uma ponte móvel para permitir a circulação dessas embarcações na Baía de Todos os Santos.

Os estudos para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha não são recentes, porém, até agora haviam sido mantidos no âmbito administrativo. Em agosto de 2008, quando de uma viagem aos Estados Unidos em que visitou a sede da multinacional Pepsico, Wagner conheceu as particularidades de pontes que conectam a ilha de Manhattam, em Nova York, ao continente.

A futura ponte guarda semelhanças com outros equipamentos, como a ponte Rio-Niterói, com 13,2 quilômetros de extensão e a Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, em Portugal, com 17,3 quilômetros. A distância média entre Salvador e Itaparica é de 14 quilômetros. A profundidade da Baía de Todos os Santos chega a 42 metros.
Texto AGECOM

Nenhum comentário: