segunda-feira, 23 de março de 2009

Colaborando com o governo

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
23 de março de 2009
AMANHÃ É O DIA MUNDIAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A TUBERCULOSE
No dia 24 de março de 1882, o médico alemão Robert Koch informou ao mundo a descoberta do germe causador da tuberculose: o bacilo de Koch. Para marcar a data, a Organização Mundial de Saúde definiu o dia 24 de março como o "Dia Mundial de Mobilização contra a Tuberculose", um movimento de âmbito mundial, onde se desenvolvem atividades para dar visibilidade a um grave problema de saúde pública.
Durante esta semana, em todas as regiões da Bahia, acontecerão atividades alusivas à data. Em Salvador, todos os distritos sanitários e unidades de saúde promoverão ações educativas junto à população. Amanhã (24), no fim de linha do bairro de Marechal Rondon, Distrito Sanitário de São Caetano/Valéria, um dos principais distritos com elevada incidência de casos, acontecerá, das 8h30 às 16h, uma ação integrada com a finalidade de chamar à atenção da população para os riscos da doença.
O evento, organizado pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica/Programa Estadual de Controle da Tuberculose e do Laboratório Central (Lacen), Fórum Baiano de Combate à Tuberculose, Associação Damien do Brasil, o Programa Nossa Sopa, das Voluntárias Sociais, o Programa Bem Nutrir, da Fundação José Silveira.
Problema de Saúde Pública
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Sesab, Rosana Palheta, a tuberculose é um sério problema de saúde pública com profundas raízes nas desigualdades sociais atingindo, principalmente, pessoas em condições de pobreza, que enfrentam a desnutrição, vivem em aglomerações com moradias precárias e insalubres, em áreas sem saneamento básico.
"Apesar de curável, a tuberculose ainda causa a morte de muitas pessoas devido ao diagnóstico tardio, pois os sintomas são semelhantes a outras doenças, não sendo lembrada pela população e pelos profissionais de saúde", afirmou a coordenadora acrescentando que o controle da tuberculose é uma ação básica de saúde e aos pacientes deve ser assegurado o diagnóstico precoce, o tratamento com acesso garantido aos medicamentos e acompanhamento adequado através dos profissionais de saúde durante seis meses.
A Bahia ocupa o 3º lugar em número absoluto de casos novos (5.337 em 2008) depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Possui 25 municípios prioritários, onde as ações de controle da doença devem ser intensificadas devido à preocupante situação epidemiológica que apresentam. Seis destes municípios estão situados na área de abrangência da 1ª Diretoria Regional de Saúde: Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, Salvador, Santo Amaro e Simões Filho. A doença foi responsável por 337 óbitos, no ano passado e 391, em 2007.
Este ano, o Brasil foi escolhido para sediar o encontro promovido pela Parceria Mundial contra a Tuberculose - Stop TB Partnership, uma entidade global que inclui ativistas, pessoas afetadas, organizações não-governamentais, gerentes dos programas nacionais de tuberculose, políticos, pesquisadores, financiadores e representantes do setor industrial. De hoje (23) até quarta-feira (25), está acontecendo no Rio de Janeiro, o 3º Fórum de Parceiros, com o objetivo de discutir, com os diversos membros da Parceria Mundial, as diretrizes para uma luta mais eficiente contra a tuberculose. Representantes do Fórum Baiano de Combate à Tuberculose participam do encontro.
Tuberculose, uma doença curável
A tuberculose é transmitida por meio de gotas da secreção respiratória que se propaga pelo ar. Os principais sintomas da doença são: tosse por um período prolongado (três a quatro semanas), febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e escarro, que pode vir acompanhado de sangue. O tratamento tem duração média de seis meses e não pode ser abandonado.
L.S./M.Tb.909-Ba/tuberculose/dia

Nenhum comentário: