quinta-feira, 19 de março de 2009

O governo continua lutando...contra a Dengue

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
18 de março de 2009
COMBATE À DENGUE ENTRA EM CAMPO NO ESTÁDIO DE PITUAÇU
Quem for ao estádio de Pituaçu no próximo domingo, dia 22, assistir ao clássico BAxVI, não vai apenas torcer pelo seu time: vai também ser chamado a derrotar um adversário pequeno, mas mortal, que é o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue. A Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - entra em campo com faixas, placas, exibição de um VT e veiculação de um spot, peças desenvolvidas para a terceira grande campanha de mídia para alertar a população da necessidade constante de combate à doença.
Também serão distribuídas 500 camisas e 1 mil bolas com a marca da campanha e a frase "Faça também o seu gol de placa". As faixas, personalizadas com as cores de cada time e estampando mensagens relativas à campanha, serão conduzidas pelos jogadores do Bahia e do Vitória, que também jogarão bolas e camisas em direção às torcidas. Equipes da Sesab também estarão distribuindo os brindes com os torcedores, mobilizando-os para participar ativamente do combate ao mosquito.
Não é a primeira vez que a Sesab desenvolve ações de mobilização em estádios de futebol. Campanhas estimulando a doação de órgãos e incentivando a vacinação contra a rubéola também envolveram os torcedores baianos. No caso da dengue, a ação é mais que necessária por se tratar de uma doença cujo enfrentamento só pode ter sucesso com o comprometimento e participação de cada pessoa, erradicando tudo o que possa se transformar em criadouro do Aedes aegypti nas residências, nas escolas, nos locais de trabalho.
Apesar de todo o empenho do Governo do Estado, que vem desenvolvendo, desde 2007, uma série de ações de combate à dengue, a Bahia enfrenta um quadro de alto índice de casos da doença, contabilizando, de janeiro até o dia 16 de março, 25 óbitos em 11 municípios. Além da ampliação da oferta de leitos e instalação de postos de hidratação em municípios mais atingidos pela dengue, como Itabuna e Jequié, aquisição de equipamentos hospitalares, veículos e equipamentos para borrifação de inseticida, a Sesab deverá inaugurar, ainda esta semana, postos de hidratação em três hospitais de Salvador: HGE (Hospital Geral do Estado), Hospital Roberto Santos e Hospital João Batista Caribé.
Como não existe vacina contra a dengue, só há uma forma de evitá-la, que é eliminando possíveis focos da doença: caixas d´água, tanques e outros reservatórios devem ser lavados e mantidos bem tampados; nos pratinhos de plantas deve ser colocada areia; pneus, garrafas, latas e outros objetos que possam acumular água devem ser recolhidos e cobertos; quintais, varandas e jardins devem ser faxinados e mantidos limpos. Ao primeiro sinal da doença, que pode ser febre, dor de cabeça e pelo corpo, manchas avermelhadas na pele, dor atrás dos olhos, a pessoa deve ingerir líquidos - suco, água de coco e principalmente muita água - e procurar um serviço de saúde.
B.F.- DRT/Ba 1158Ascom Sesab18/março/2009

Nenhum comentário: