quinta-feira, 19 de março de 2009

Governo
Pinheiro assume oficialmente Secretaria do Planejamento
Publicada às 17h33 Atualizada às 18h35
Capacidade de interagir com as outras secretarias estaduais e experiência para intermediar assuntos de interesses da Bahia no plano federal, como em ministérios e no Congresso Nacional. Essas foram algumas das qualidades do deputado federal licenciado e agora Secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro destacadas pelo governador Jaques Wagner, durante solenidade de posse, na tarde desta quinta-feira (19), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM).
“Vou trabalhar para ajustar o planejamento da Bahia ao que está acontecendo no plano nacional”, afirmou Pinheiro, logo depois de assinar o termo de posse. Para ele, a contribuição de Ronald Lobato à frente da Secretaria do Planejamento (Seplan) foi muito importante e destacou a construção do Plano Plurianual como um dos principais exemplos do legado deixado pelo ex-secretário. Compareceram à cerimônia secretários, deputados estaduais e federais, prefeitos, lideranças comunitárias, religiosas e sindicais.
Para Jaques Wagner, Pinheiro trará muita energia e determinação para que o planejamento do Estado se realize e traga melhores condições de vida para o povo baiano. “Pinheiro tem uma excelente relação com a nossa bancada na Câmara dos Deputados e também com deputados de outros estados. Creio que ele chega num momento importante para o Governo, e vai dar continuidade ao trabalho que o Ronald Lobato vinha fazendo e também vai agregar muita coisa nova”, disse o Governador.
Ainda segundo ele, quando chegou ao governo, em janeiro de 2007, as gavetas e armários da Seplan estavam vazios. “Não encontramos um projeto do governo anterior, creio que eles faziam as coisas na cega, encontramos um estado como a 2ª pior educação do país e a 6ª pior saúde, refuto a tão propalada competência em planejamento que eles alardeavam. E o trabalho do Ronald (Lobato) no início do nosso governo foi determinante para os benefícios que estamos colhendo agora”, afirmou Wagner, ao se dirigir ao ex-secretário.
Para o ex-governador Roberto Santos, Walter Pinheiro possui muitas qualidades técnicas e também políticas para a nova função que assume. “É um deputado que se destacou na presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e que possui excelente trânsito com parlamentares de todas matizes ideológicas”, explicou Santos.
Além do governador, a mesa da solenidade foi composta pelo vice-governador Edmundo Pereira, o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, o ex-governador Roberto Santos, o Procurador-Geral de Justiça, Lidivaldo Britto, e o ex-secretário do planejamento, Ronald Lobato.
Histórico
O novo secretário do planejamento, natural de Salvador, é técnico em telecomunicações e começou a vida política no movimento estudantil e depois no sindical. Foi membro do Diretório Estudantil da Escola Técnica da Bahia, presidente do Sindicato dos Telefônicos, fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenador do Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais.
Membro do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações, teve papel destacado nas lutas nacionais e participou ativamente nas ações junto à Constituinte de 1988. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, disputou sua primeira eleição em 1986 como candidato a deputado estadual; em 1992, foi eleito vereador de Salvador.
Antes de assumir a Seplan, estava exercendo o quarto mandato de deputado federal e figura na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados foi relator e autor de projetos como a regularização da profissão de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.
Vice-líder do governo Lula, Pinheiro participou de diversas comissões na Câmara dos Deputados, como a de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, da qual foi eleito para a presidência em 2008. Também integra a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Em 2008, Pinheiro disputou a prefeitura de Salvador, conquistando 535,5 mil votos no segundo turno.
Noticia da AGECOM

Nenhum comentário: