segunda-feira, 23 de março de 2009

Ferrovia Oeste/Leste

A Ferrovia Oeste/Leste foi anunciada em 2007, a expectativa e previsão era que até o final de 2009 fosse inaugurado o 1º trecho.

A obra sofreu atrasos e ainda nesta data o Deputado Aleluia em entrevista na Rádio Sociedade declarou que essa Ferrovia não sai.

Muitos opositores afirmam que não sairá do papel.

Essa obra é de importância estratégica para a Bahia e contribuirá em muito para o desenvolvimento do país.

Lembrando seu trajeto, tem a extensão de 1.500 km ligando Figueirópolis em Tocantins a Ilhéus na Bahia e foi planejado para ser construída com capitais públicos e privado.

Em conseqüência da Crise, nesse momento as empresas privadas estão com insuficiência de recursos financeiros e com dificuldade de captar financiamentos, daí a Presidência da República usou a Valec, do Ministério dos Transportes para que assumisse o empreendimento e para tanto antecipando os recursos públicos necessários para viabilizar o empreendimento.

Neste 1º semestre de 2009 estão sendo laborados os projetos básicos, do Estudo e do Relatório do Impacto Ambiental.

Será publicado em junho editais de licitação para dar inicio em agosto as obras dos dois primeiros trechos ambos na Bahia, quais sejam:

Ilhéus a Caetité;

Caetité a Barreiras

Com extensão de 972 km.

Os leilões de subconcessão serão realizados quando a situação financeira internacional estiver mais favorável, para que haja uma quantidade maior e melhores competidores, o que de certo será benéfico aos cofres públicos.

É muito grande a expectativa de que essa grandiosa obra saia do papel, pois o Porto Sul em Ilhéus está na dependência da concretização desse empreendimento para sua consumação.

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