sexta-feira, 27 de março de 2009

Saúde
Endemia (doença que existe constantemente em determinado lugar), talvez surto (aparecimento repentino) ou até uma epidemia (doença que surge rápida num lugar e acomete ao mesmo tempo numerosas pessoas) e a Dengue continua assustando e levando milhares de pessoas aos hospitais com registros de dezenas de óbitos, embora haja um esforço enorme da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia com apoio do governo federal inclusive com equipe médica, além de especialistas da Venezuela trabalhando em Itabuna.
A chefa de vigilância sanitária da Venezuela, país com a população semelhante a da Bahia explicou que lá a epidemia teve inicio em 1989 e a partir de 2003 a situação se agravou.
Esse ano foi notificado 89 casos de Dengue Hemorrágica com 10 mortes.
Ela destacou o que todos nós sabemos, ser fundamental obra de saneamento básico, mas afirmou que não há como criar barreiras sanitárias para evitar a proliferação da doença.
O povo tem que unido combater os focos diariamente, todo o ano, todos os anos para reduzir os focos do mosquito e em constante mutirão acabar com os lixos, as águas paradas, os tanques descobertos, e lutar e exigir das autoridades acabarem com os esgotos a céu aberto.
A situação é preocupante. Todos devem consumir bastantes líquidos, sejam chás, água, sucos e frutas, pois em assim fazendo estarão hidratados e estarão mais aptos a se defender da Dengue.
“O que mais vale não é viver, mas viver bem”, viver com saúde, para ter forças para buscar a Educação outro poderoso eixo do existir.
Depois trataremos da Educação!...

Nenhum comentário: