quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CONSÓRCIO QUE VAI DUPLICAR ENTRE ILHÉUS E ITABUNA SERÁ DEFINIDO EM 72 HORAS


 
 Postado em Bahiaeconômica

 
As cidades de Ilhéus e Itabuna, limítrofes, localizadas no sul do estado e importantes do ponto de vista histórico e econômico, em breve, estarão ligadas por uma via duplicada. O governador Rui Costa esteve na região nesta quarta-feira (21) e, durante entrevista à imprensa local, anunciou que o nome do consórcio responsável por executar a obra de duplicação dos 17,98 quilômetros na BR-415, trecho que liga os dois municípios, será divulgado nos próximos dias.
 
“Concluímos a primeira etapa. Uma licitação especial chamada RDD, que é Regime Diferenciado de Concorrência. Primeiro, se abre o envelope de preço. Então, já temos a classificação da primeira e da segunda colocada. E agora se abre um prazo de 72 horas para as empresas apresentarem a documentação. Resolvido isso, aí sim, assinaremos o contrato com a empresa vencedora e, [a partir disso], eu diria que já teremos movimentação do início das obras, ainda este ano, na duplicação da BR-415”, explicou Rui.
 
Aproximadamente 500 mil pessoas serão beneficiadas com a obra que deve ter impactos em setores da economia local como o turismo, agricultura, além de facilitar o acesso ao Porto de Malhado, em Ilhéus. Com investimento de R$ 140 milhões, a expectativa do governador é que a obra integre definitivamente as duas cidades e estimule o desenvolvimento na região. “Na minha opinião, [o trecho da BR-415 entre Ilhéus e Itabuna] vai deixar de ser estrada e passará a ser duas avenidas. Já temos muitos equipamentos públicos como a Uesc [Universidade Federal de Santa Cruz], teremos o hospital e, com certeza, em breve teremos o entorno todo ocupado”, destacou.
 
O Hospital da Costa do Cacau está com 70% das obras físicas concluídas e, após ser equipado, deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2017. A duplicação ocorrerá pela margem direita do Rio Cachoeira e a pavimentação será em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O projeto já foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os municípios de Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca também são beneficiados com a obra. “Em breve, estaremos aqui novamente para, quem sabe, acompanhar o início das obras físicas de duplicação da BR-415 e pouco a pouco, vamos materializando todas as obras que o povo queria para esta região”, concluiu o governador.

Nenhum comentário: