
BRT em salvador
A revista Salvador em Movimento
em seu número 5, ano 2 apresentou (especial A Tarde) o Neobus Volvo IIL 1918
com design que faz parecer à visão externa do TREM Bala.
Veículo articulado, combustível
óleo Diesel destinado a ligar bairros e atualmente vai interligar também com o
Metrô, VLT, tem 20 metros de comprimento por 2,60 de largura, ar condicionado, locais
para cadeirantes e armazenamento de bicicletas, com capacidade para 160 pessoas
entre sentadas e em pé, trafegando a 60 km/hora, onde efetivamente as leis de
tráfego permitam.
Hoje anos depois é possível que
suas linhas tenham modernizado ainda mais.
Faz tempo que a mobilidade urbana
em Salvador clama por transportes de massas decentes, limpos, confortáveis e
isso em parte já está acontecendo com a construção do Metrô linhas 1 em fase de
conclusão e a 2 com obras já iniciadas, a próxima licitação do VLT, construções
de responsabilidade do governo do Estado em PPP, incluindo apoio do PAC.
E o BRT? A Prefeitura é todo
empenho para formalizar a construção do trecho Lapa/Iguatemi e pelas noticias a
Prefeitura (DEM) aguarda decisão do governo da União(PT) para licitar e poder tocar
a obra.
Sem achismos o beneficio da
população da 3ª capital brasileira em população não deve depender de partidos políticos
e sim da razão de que passageiros tem que receber um salto de qualidade no
sistema de transportes deficitário para bem de todos os políticos e habitantes
da grande metrópole.
É de bom tom focar que o atual
Vice-governador da Bahia João Leão desde o tempo que era secretário chefe da
casa civil da Prefeitura de Salvador foi todo empenho para a construção de
linhas exclusiva de ônibus (BRT) e hoje até defende a interação entre esse
sistema e o Metrô e o VLT,
E tem mais o povo sabe o que
importa e os políticos precisam ouvir a voz da massa que clama por melhorias na
locomoção.
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