terça-feira, 25 de agosto de 2015

Economia e Politica ou Politica e Economia?



Parte 2
A crise politica no Brasil tem diversos ingredientes e sua somatória decorre do fato de o resultado do último pleito eleitoral não ter sido aceito ou digerido pelos partidos de oposição notadamente o PSDB e alimentado pelos falsos aliados notadamente do PMDB.
 Tanto o PSDB quanto o PMDB não estão coesos na formatação de um comportamento de oposição e do querer mais cargos e isso faz a crise politica ganhar proporções que não se pode afirmar o que vai acontecer amanhã.
 O grande pecado do PT foi durante o inicio de sua governabilidade não brigar, lutar pelas reformas que ainda e mais do que nunca hoje se faz necessárias. Tardou muito o governo focar na redução da quantidade de ministérios, o que só foi anunciado agora com o corte de dez a ser concretizado em setembro próximo inclusive com  a extinção de em torno de 6.000 cargos comissionados, diminuição de contas de luz, de água, de gastos com passagens aéreas e de tantas outras.
 
A crise politica tem sido um grande estimulante ao crescimento da crise econômica, além efetivamente das turbulências por que passa a China com reflexos globalizados na economia mundial pelo que pode ser confirmada pelas quedas das bolsas na Ásia, Europa e nos países das Américas. Ontem as bolsas pelo mundo apresentaram  perdas como a seguir: Brasil(Bovespa) -3,03/ EUA (Dow Jones) -3,57/ EUA (Nasdaq) -3,82/Itália(Milão) -5,96 / França (Paris) -5,35/Alemanha( Frankfurt) -4,70 / Espanha (Madri)-5,01/ Inglaterra (Londres) -4,67.

 
Tudo que está acontecendo,no âmbito mundial é devido a desaceleração do PIB Chinês com a derrocada das Bolsas de Valores e na desvalorização do Yuan, com ações conjunturais para assegurar o preço das ações.
Seria a repetição da crise financeira dos anos 90 na Ásia?
Seria que a queda  nos preços do Petróleo em aproximados 6% são decorrentes das preocupações do mundo com a China?
 Fato é que as bolsas de valores da China despencaram 11% na semana passada e ontem (segunda-feira 24/8) registrou uma queda de 8%.
 Fatos que levaram os EUA pedir a China para implementar uma reforma financeira.
E no Brasil o que faz o povo imaginar sobre a crise? O corte dos dez Ministérios vai concorrer de forma expressiva na contenção de custo governo? E as barrigadas do governo anunciando medidas  prejudicial aos aposentados e pensionistas e depois volta atrás do parcelamento do adiantamento em duas vezes para de uma vez só acoplado ao beneficio de setembro? 
 O que será que está acontecendo em verdade entre os poderes constituídos do  pais?
Em opinião econômica de Benjamin Steinbruch “Virar o jogo”. “ O Brasil está perdendo por 3 x 0 e precisa virar o jogo de qualquer jeito. Em poucas palavras, estancar o processo recessivo, voltar a crescer e criar empregos”.
Verdade é que tudo isso está muito longe de tornar-se realidade, devido principal e fundamentalmente pela desunião entre os poderes. O Legislativo, não legisla pensando na nação, o Executivo está prisioneiro de suas alianças precedidas com intuito de permitir a governabilidade,  grande parte da imprensa diuturnamente querendo derrubar o governo, a oposição se sentindo mais forte embora sem a coesão entre seus principais membros e enquanto isso o povo precisando de mais empregos, mais saúde, mais educação, mais segurança e pedindo ao Senhor Deus de todos os homens, que o pais seja destravado de sua paralisia, com as obras estruturais voltando a ser tocadas nas construções de Aeroportos, Ferrovias, Portos, Rodovias e tantas outras nesse imenso leque de paralizações decorrentes de investigações necessárias e louváveis a tentativa de extinção desse vírus epidêmico que é a Corrupção.
Senhores de todos poderes constitucionais (Executivo, Legislativo e Judiciário) outras medidas tem que ser tomadas  em curto espaço de tempo como as reformas eleitoral,politica,tributária, e mudanças das leis vigentes que faz a criminalogia prosperar e por em risco até a segurança.
Por 2018 Alckmin é contra o Impeachtment (PSDB), para Aécio o bom é o TSE coloque para fora a Presidente e seu Vice Temer e para o povo o que seria melhor?
Certamente para os 32 milhões de segurados  (aposentados e pensionistas) da Previdencia Social seria mais respeito por parte das autoridades, a aprovação da Desaposentação e outras modificações que pensem nos contribuintes.
Finalizando essa 2ª parte uma declaração que eu tenho ouvido entre amigos: Em verdade o politico cuida de seu interesse politico e a Economia do pais cheia de problemas terá sérias dificuldades para sair desse campo minado chamado poder no Brasil.
Voltando a economia mundial a queda da bolsa da China em efeito dominó com o resto do mundo mostra que a queda acentuada espalhou pânico nos mercados de ações em todo o mundo e gerou temores de uma nova crise financeira de grandes proporções como a de 2008.

Nenhum comentário: