terça-feira, 4 de agosto de 2015

Estação Pirajá será entregue à população em setembro


Cidade



As estações Bonocô e Detran, da linha 2, devem ficar prontas ainda esse ano, prevê Carlos Martins.

por

Nelson Rocha  - TribunadaBahia

Publicada em 04/08/2015 08:52:03

Depois de ter ganhado, em 23 abril, durante solenidade que contou com as presenças do governador Rui e do ministro da Cidades, Gilberto Kassab, a estação de metrô Bom Juá, a população de Salvador pode se preparar para usar o sistema a partir da Estação Pirajá em setembro, conforme adiantou para a Tribuna ontem, através de sua assessoria de Comunicação, o secretário de desenvolvimento Urbano do governo do Estado, Carlos Martins. 
Os usuários vão poder fazer o deslocamento entre a Lapa e a sétima estação, que inicialmente deveria ser entregue entre junho e julho, em aproximadamente 20 minutos, a partir do próximo mês. Com o novo equipamento público, em fase de conclusão, a Linha 1 do metrô passará  a atender um público usuário de cerca de 100 mil moradores, habitantes de  bairros como São Caetano, Pirajá e Marechal Rondon, entre outros. Estão previstas a construção de mais duas estações na mesma  linha: Brasilgás e Águas Claras/Cajazeiras.  
“O Complexo Pirajá terá, além da estação metroviária, a oficina de manutenção e lavagem de trens, o Centro de Controle Operacional (CC)) das linhas 1 e 2 e o prédio administrativo do complexo metroviário”, declarou o secretário. As definições da data exata da inauguração da nova estação, o horário de funcionamento, bem como se dará a integração com os ônibus urbanos e metropolitanos estão em fase de estudo e negociação.  
“As estações Bonocô e Detran, da linha 2, devem ficar prontas ainda esse ano”, prevê Carlos Martins. O secretário também informou que a gratuidade do sistema de transporte será até outubro quando, logo após a inauguração da Estação Pirajá, as passagens passarão a ser vendidas nas bilheterias das estações.   
Quanto as obras da linha 2, que levará o metrô do Acesso Norte até Lauro de Freitas, e que teve a ordem de serviço assinada em fevereiro desse ano. Estas “seguem em ritmo acelerado. A previsão é que metrô chegue até Lauro de Freitas no final de 2017”, disse. Portanto, dentro de mais dois anos Salvador terá 41 km de extensão de metrô em pleno funcionamento.  
As obras do metrô prosseguem com investimentos feitos a partir de empréstimos tomados pela CCR Bahia, empresa da iniciativa privada que administra o equipamento em Salvador. 
Estrutura
A futura Estação Pirajá será moderna e confortável e segue os padrões de acessibilidade com rampas, elevadores e escadas rolantes, piso-tátil e sinalização-tátil nos corrimãos das escadas, sanitários públicos feminino, masculino e adaptado para pessoa com deficiência. As linhas 1 e 2 do metrô têm investimento total de R$ 3,6 bilhões do Governo do Estado, Governo Federal e concessionária CCR Metrô Bahia.
 

Nenhum comentário: