sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CONSTRUÇÃO DE TRECHO DA FERROVIA OESTE LESTE É PARALISADA POR FALTA DE PAGAMENTO

Fonte:Bahiaeconômica

14/08 - 07:00hs -

As construtoras comunicaram nesta quinta-feira (13) que pararam as obras de um trecho de cerca de 160 km de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (BA) e ainda vão demitir todos os 500 trabalhadores. O motivo alegado pelas empresas é a falta de pagamento do governo federal.

A informação foi repassada ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, pelo deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA), que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil da Bahia, durante audiência pública na Câmara.

O deputado afirmou que as construtoras responsáveis pelo lote 5 das obras, o consórcio Trial-Pavotec, comunicaram aos empregados que não recebem pagamentos há três meses e, por isso, estão interrompendo a construção. O trecho liga as cidades de Caetité a Bom Jesus da Lapa.

Os trabalhadores também estão com salários atrasados, de acordo com o deputado. Em protesto, eles ocuparam a sede da estatal Valec, responsável pela construção, na cidade de Guanambi.

A Ferrovia Oeste-Leste terá 1,5 mil km, ligando Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). Um primeiro trecho de pouco mais de mil quilômetros até Barreiras (BA) está em construção desde 2010, quando foi chamada de "Joia do PAC", e tinha previsão para estar pronto em 2012. As obras atrasaram e a nova previsão é que no fim de 2015 os primeiros trechos fiquem concluídos.

"A Joia do PAC virou bijuteria", reclamou o deputado dizendo que os lotes no início de fim da ferrovia estão com menos de 20% de avanço de obras. "Ela vai ligar nada a lugar nenhum", disse.
 

Nenhum comentário: