sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Bahiatursa patrocina a 46ª Regata Aratu-Maragojipe

Turismo

(Fonte:AGECOM)



Com o objetivo de fortalecer o turismo náutico da Bahia, a Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) será a patrocinadora master da 46ª Regata Aratu-Maragojipe. O evento acontece neste sábado (22), a partir das 10h, e conta com três largadas na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré. “Acreditamos no nosso potencial de atrair turistas de toda a parte do mundo, que se encantam com a Baía de Todos-os-Santos quando vêm ao nosso estado. Por isso apoiamos este tipo de evento esportivo”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Este ano, a regata deve reunir 450 embarcações e 1.800 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina. A abertura do evento contará com a presença do campeão de jet ski, Bruno Jacob, que, junto a 80 pilotos, fará campanha para chamar a atenção para o uso correto do equipamento. A Regata Aratu-Maragojipe tem uma particularidade. É uma competição de mar e rio. Metade do percurso acontece nas águas da bela Baía de Todos-os-Santos, a outra nas águas do Rio Paraguaçu. O evento nasceu em 1969 com a denominação de "Regata de São Bartolomeu", em homenagem ao Santo padroeiro da cidade de Maragojipe.

Nas primeiras edições do evento, a maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros. Com o passar dos anos, os modernos Veleiros de Oceano passaram a ser os protagonistas, distribuídos em mais de 20 classes. Os tradicionais "Saveiros de Vela de Içar", hoje em extinção, também dão beleza ao evento.

A competição é também conhecida por atrair grandes nomes do iatismo mundial, como Torben, que, juntamente com sua família, competiu em 2010 a bordo do saveiro Vela de Içar; e Lars Grael, que participou de diversas edições. Em 2014, fez questão de competir em seu próprio veleiro, o Tangará II, sagrando-se campeão em sua classe.

A Baía de Todos-os-Santos é a segunda maior baía do mundo e a primeira de clima tropical. Entre os principais eventos esportivos locais, estão as regatas Aratu-Maragojipe, da Primavera, Aratu-Salinas, João das Botas, Marcílio Dias e 24 Horas, além do Campeonato Baiano de Vela e a Travessia Mar Grande-Salvador.

Nenhum comentário: