sábado, 1 de agosto de 2015

Ana Marcela vence nos 25km e obtém 1º ouro do Brasil no Mundial de Kazan

Guilherme Costa
Do UOL, em Kazan (Rússia)
7
     
  • Hannibal Hanschke/Reuters
    Brasileira se pendura na placa da linha de chegada ao terminar o percurso em 1º lugar Brasileira se pendura na placa da linha de chegada ao terminar o percurso em 1º lugar
Ana Marcela Cunha está novamente no topo do mundo. Assim como havia acontecido em 2011, a brasileira conquistou neste sábado (01) a medalha de ouro na maratona de 25km do Mundial de esportes aquáticos que está sendo realizado em Kazan (Rússia). Foi a primeira prova em que o Brasil subiu ao topo do pódio na competição.
Assim como havia acontecido no Mundial de 2011, Ana Marcela chegou a Kazan com o título de melhor nadadora do mundo em águas abertas – escolha feita pela Fina (Federação Internacional de Esportes Aquáticos) em função do desempenho na temporada anterior. A brasileira justificou o status e obteve três medalhas na Rússia: além do ouro nos 25km, conquistou um bronze nos 10km e uma prata na equipe mista de 5km.
"Estou muito feliz com esse Mundial. Foi o Mundial em que eu melhor nadei. Quatro anos atrás eu tinha vencido essa mesma prova, e voltar a ganhar é muito importante. Principalmente porque falta apenas um ano para a Rio-2016", disse Ana Marcela depois da conquista.
Em 2011, a despeito do título, o Mundial representou uma frustração para Ana. Ao contrário do que aconteceu em Kazan, a brasileira foi mal na prova dos 10km, que é a distância olímpica, e acabou alijada dos Jogos do ano seguinte.
"Foi um episódio que aconteceu, infelizmente, mas assim que acabei os 10km eu vi que ainda tinha muita competição pela frente. Acabei sendo campeã mundial dos 25km pela primeira vez. Foi difícil ficar fora dos Jogos Olímpicos, eu acreditava que já estava dentro, mas isso me fez ser outra atleta", relatou a nadadora.
O desempenho de Ana Marcela ainda corrobora o bom momento do Brasil na maratona aquática. O ouro dela em 2011 havia sido o primeiro do país na prova em Mundiais, mas foi seguido por outro lugar no topo do pódio em 2013 (Poliana Okimoto nos 10km, prova em que Ana Marcela ficou com a prata).
Neste sábado, Ana Marcela chegou a figurar na 16ª posição até quase metade da prova. Depois, reagiu e fechou a prova em 5h13min47s – a húngara Anna Olasz, com 26s1 de desvantagem, ficou com a prata.
"Foi a minha segunda vez nos 25km. Prometi para mim mesma que eu não ia desistir e estou muito feliz por ter conseguido uma medalha aqui", comemorou a húngara.
Ana Marcela, 23, e Anna Oslaz, 22, contrastam com a terceira colocada da prova. O bronze ficou com a alemã Angela Maurer, 40, que chegou a um total de 13 medalhas em maratonas aquáticas de Mundiais.
"Talvez seja meu último Mundial. Tenho 40 anos e estou feliz por ter nadado aqui", disse a alemã, que obteve sua primeira medalha na competição em 2000. "Anos atrás eu nadava distâncias maiores. Fiz muitas provas longas e tenho experiência nisso. Minha motivação é nadar por medalhas, e é muito bom ter conseguido tudo isso na carreira", completou.

Nenhum comentário: