domingo, 9 de agosto de 2015

FERROVIA OESTE-LESTE SOFRE NOVO ATRASO E SÓ SERÁ CONCLUÍDA EM 2018



09/08 - 07:42hs - Bahiaeconômica


Conforme o Bahia Econômica havia anunciado em várias oportunidades, a Fiol – Ferrovia Oeste-Leste, que já tem três anos de atraso, e cujo cronograma atual previa a conclusão do primeiro trecho, ligando Ilhéus a Caetité, para outubro deste ano, e depois para abril de 2016, vai sofrer novo atraso.

Previsão do Ministério do Planejamento, divulgada neste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo, indica que a data para a finalização da obra mudou para fevereiro de 2018.

O adiamento dá ao governo estadual mais tempo para resolver um grave problema que é a possibilidade da ferrovia ficar pronta, sem que haja porto para escoar os produtos por ela transportados, já que as obras do Porto Sul sequer tem data para começar, nem interessado em assumir o projeto.  Até o momento, a Bamin Mineração não dá qualquer sinal de que vá investir no Porto Sul e o governo do Estado tampouco atraiu novos investidores.

O atraso na obras decorre dos cortes no orçamento que atingiu um montante de 33% do orçamento do PAC.  Os novos investimentos a serem contratados este ano, que contavam com R$ 65 bilhões, sofreram um corte de 46%.

Nenhum comentário: