sexta-feira, 7 de agosto de 2015

INVESTIMENTO NO POLO DE CAMAÇARI DEPENDE DE CONTRATO DA BRASKEM COM A PETROBRAS

Fonte:Bahiaeconômica

07/08 - 07:41hs -


Um investimento de US$ 200 milhões no Polo Industrial de Camaçari, que será realizado pela Braskem e pela empresa alemã Styrolution, está na dependência da assinatura do contrato de fornecimento de nafta entre a Petrobras e a petroquímica baiana.

O contrato atual vence no final do mês e deve ser prorrogado, mas a Braskem necessita de uma solução de longo prazo que garanta a competitividade da empresa que hoje está competindo com petroquímicas que utilizam o shale gás americano, muito mais barato.  A Petrobrás sempre produziu nafta no Brasil, mas com o aumento da demanda interna, passou a importar o produto a preços mais elevados.

Em entrevista coletiva ontem,
quando anunciou um lucro de R$ 1,1 bilhão da Braskem, no segundo semestre de 2015, o presidente da empresa, Carlos Fadigas, disse que o projeto da Braskem na Bahia só poder sair após ser encontrada uma solução de longo prazo para o fornecimento da nafta, até porque seria difícil fazer o investimento num quadro de incerteza econômica.

A Braskem quer que o contrato de fornecimento de nafta com a Petrobras garanta uma flutuação de preços do produto no Brasil entre 90% e 110% do preço praticado no mercado internacional ( Amsterdã, Roterdã e Antuérpia- ARA).

Além da fábrica em parceria com a Styrolution, outras empresas que se instalaram na Bahia dependem do fornecimento de matéria-prima pela Braskem, motivo pelo qual o contrato de fornecimento de nafta para a empresa afeta toda a cadeia industrial petroquímica na Bahia

Nenhum comentário: