Processo irá içar 9,2 km de cabos de aço, terá duas etapas e deve durar 45 dias
Considerada a etapa mais importante da construção da Fonte Nova, o içamento da cobertura do estádio baiano ocorrerá nesta terça-feira (4), em Salvador. O processo terá duas etapas e deve durar 45 dias.
O procedimento, conhecido como Big Lift, irá içar 9,2 km de cabos de aço que farão parte na nova cobertura da arena, composta por uma estrutura tensionada. Treliças e cabos trabalharão em conjunto com o anel de compressão metálico.
A estrutura será coberta por uma membrana impermeável, auto-limpante e translúcida, cuja área é de 28 mil m². O projeto da cobertura da Arena Fonte Nova diminuirá até 40% o consumo de aço.
O sistema também irá captar a água da chuva, que será armazenada e utilizada para irrigação do campo e abastecimento de todos os sanitários do estádio.
As obras da Fonte Nova atingiram 70% no mês passado. A superestrutura, composta por pilares, vigas, lajes e pelas arquibancadas, está concluída. A fase de acabamento foi iniciada em julho.
A arena deve ser concluída até fevereiro de 2013, a quatro meses da Copa das Confederações, quando será palco de três jogos da competição.
No Mundial, 12 meses depois, o estádio receberá seis jogos.
Crédito Nilton Souza
Portaldacopa2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário