terça-feira, 4 de setembro de 2012

Arena Fonte Nova

Processo inédito de içamento da cobertura é iniciado na Arena Fonte Nova

 

Fonte: Setre
O Big Lift será realizado em duas etapas principais, sendo a primeira o içamento do anel de tração superior e depois o içamento do anel de tração inferior. Todo o processo deve durar um mês e meio.
Depois da implosão da antiga Fonte Nova, o Big Lift (grande içamento) é a etapa mais importante da obra. Arena Fonte Nova é a primeira do Brasil a iniciar a cobertura.
Imprensa poderá acompanhar o içamento dos cabos da cobertura da Arena Fonte Nova na próxima terça-feira, 04/09, às 10 horas.
A Arena Fonte Nova iniciou mais um processo inédito no Brasil. Conhecido como Big Lift, o içamento dos cabos de aço tensionados da cobertura é o segundo a ser realizado na América Latina e conta com uma equipe formada por profissionais de diversos países. A cobertura abrigará 100% dos assentos, alcançando 36 mil m² de área e proporcionando mais conforto aos visitantes.
Similar ao sistema de uma roda de bicicleta, a cobertura da Arena Fonte Nova é composta por uma estrutura tensionada, na qual cabos e treliças trabalham em conjunto com o anel de compressão metálico. Essa estrutura é coberta por uma membrana impermeável, auto-limpante e translúcida, que filtra a luz solar, evitando o efeito de “ilha de calor”, permitindo assim a passagem parcial de luz e contribuindo para a eficiência energética do equipamento.
Sustentabilidade
O projeto realizado para a cobertura da Arena Fonte Nova diminui até 40% o consumo de aço, representando uma economia de matéria-prima. Além disso, grande parte do aço utilizado é proveniente de material reciclado, o que também é ambientalmente favorável.
Outra característica de sustentabilidade ambiental é a capacidade da cobertura de captar a água da chuva, que será armazenada e utilizada para irrigação do campo e abastecimento de todos os sanitários da arena. A capacidade total de armazenamento de água da chuva do projeto da Arena Fonte Nova é de 698 mil litros. Anualmente serão captados 37 mil m³ de água pluvial com este sistema, o que representará uma economia de 72% em épocas de chuva e 24% em períodos de estiagem.
Inovação
“Poucas empresas no mundo dominam esse tipo de tecnologia. Esse foi o motivo para a contratação de empresas estrangeiras para realizar o Big Lift”, afirma Murilo Maia, engenheiro responsável pela cobertura da Arena Fonte Nova. Para a realização deste processo complexo, engenheiros da Alemanha, Suíça, França e Estados Unidos foram convocados para formar, junto aos profissionais da Arena Fonte Nova, um time altamente qualificado.
O Big Lift será realizado em duas etapas principais, sendo a primeira o içamento do anel de tração superior e depois o içamento do anel de tração inferior. Todo o processo do Big Lift vai durar aproximadamente um mês e meio.
COBERTURA EM NÚMEROS
São 9,2 km de cabos de aço, que pesam 290 toneladas.
A estrutura metálica do anel de compressão pesa 1.198 toneladas e a estrutura metálica do anel de tração, 586 toneladas.
A membrana impermeável tem 28.000 m² de área e o deck metálico 8.350 m² de área.
SERVIÇO:
O que: Big Lift – Içamento da cobertura da Arena Fonte Nova
Onde: Entrada pelo Portão 2 – Guarita na Ladeira da Fonte das Pedras.
Quando: terça-feira, 04/09, às 10 horas.
Obs.: Por medida de segurança, só será permitida a entrada de pessoas trajando calça jeans, blusa com manga, sapato fechado e sem salto (Ex.: tênis, sapatilha).

Nenhum comentário: