quinta-feira, 20 de setembro de 2012

NOTÍCIAS - Indústria

 
Parque Empresarial Moradas da Lagoa gera 1,5 mil empregos em Salvador
Fonte:AGECOM
 
 
Criado com a finalidade de gerar emprego e renda para os moradores do Condomínio Residencial Moradas da Lagoa, em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o Parque Empresarial Moradas da Lagoa vem funcionando a todo vapor e aumentando a produção a cada dia. Localizado ao lado do condomínio, o empreendimento disponibiliza completa infraestrutura para a atividade produtiva de pequenas e médias empresas dentro de uma mesma área.

Administrado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (Sicm), o parque abriga 14 empresas que fabricam móveis, confecções, revestimentos de madeira, salgadinhos, embalagens de papel, materiais elétricos, blocos de espuma e equipamentos de som, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos e mais de três mil indiretos.

No local estão instaladas e funcionam fábricas de marcas reconhecidas no mercado brasileiro como a Tidelli (móveis), Mahalo (confecções voltadas para o segmento jovem), Oca Brasil (revestimento em madeira) e Mazjub (tapetes), dentre outras.
Geração de emprego
“O objetivo maior do projeto é gerar emprego e renda para os moradores locais”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, durante visita ao empreendimento. Segundo ele, a geração de empregos possibilita a inclusão social dessas pessoas, que viviam basicamente de pequenos trabalhos no mercado informal.

Empresa de móveis, com mais de 24 lojas em todo o país, a Tidelli tem uma parte da sua linha de produtos fabricada no Parque Empresarial Moradas da Lagoa. Em um galpão de 2,8 mil metros quadrados, 260 funcionários – a maioria moradores da região – fabricam móveis de alumínio, revestido por fibra sintética, que são vendidos nas lojas da empresa.

A própria Tidelli disponibiliza treinamento de capacitação técnica, após a admissão de pessoas que moram na área. “Morando ao lado da fábrica, eles têm a oportunidade de almoçar em casa, ficar mais tempo com a família e poder ir a pé até o trabalho”, diz Roberta Mandelli, diretora da empresa.

“Moro perto, venho de bicicleta. Gosto do meu trabalho, ele tem me ajudado muito”, diz Rosângela Santana, 40 anos, mãe de um filho, moradora do Condomínio Moradas da Lagoa e funcionária da Tidelli, onde exerce a função de trançadeira. No parque, a baiana Oca Brasil fabrica revestimentos de madeira, montados à mão pelos empregados. A empresa possui 72 funcionários, em sua maioria também moradores da região.

“Nosso produto requer muito cuidado na confecção, um tratamento quase artesanal. Eles têm esse perfil, são muito cuidadosos”, diz a diretora da empresa Graça Sturaro.

“Estou muito satisfeita com o meu trabalho. É daqui que tiro o meu sustento”, afirma Elenildes Conceição, 28 anos, moradora do bairro de Sete de Abril.

Marca jovem
No local, também funciona a fábrica de confecções da Mahalo, grife de sucesso entre o público jovem. Ocupando dois galpões e com mais de 600 funcionários, a empresa fabrica as marcas Asa, Edie e Mahalo. Toda a produção da empresa, que abastece as 25 lojas do grupo, além de outras 500 lojas de confecções que comercializam a marca, sai da fábrica localizada no Parque Empresarial Moradas da Lagoa.

“Aqui são fabricados mais de 30 itens, entre camisas, camisetas, calças, shorts, bermudas, cuecas etc... Não tenho do que me queixar da mão de obra. São ótimos funcionários. A qualidade do nosso produto e o sucesso da marca atestam isso”, afirma Antoniel de Almeida, proprietário da Mahalo.

Nenhum comentário: