Antes de tecer comentários sobre a necessidade da nova Avenida, vou opinar de forma esclarecedora sobre o que vem a ser área e/ou faixa de servidão, também chamada de faixa de segurança para o bom funcionamento de LT´s (Linhas de Transmissão de Energia), permitindo a manutenção de cabos, planejamento e acompanhamento da ocupação territorial em seu entorno, dando condições da implantação de um corredor de fácil acesso, limitados na dependência da Potência da Tensão da Energia, salvo melhor juízo há alguns anos os parâmetros eram os seguintes:
Efetivamente não sei se houve mudanças de conceituação sobre o assunto.
A exemplo do que ocorre com estradas de rodagem quando a faixa de domínio é medida do centro da faixa de asfalto com igual metragem para suas margens quando é vedado construções; as exigências quando se trata de Torres energizadas é levada em consideração a Potência como a seguir:
Potência de 500 mil volts o corredor é de 65 metros, com lados iguais de 32,5metros, medidos do centro da base da Torre;
Potência de 230.000 Volts o corredor é de 50 metros, com lados iguais de 25 metros, medidos do centro da base da Torre;
Potência de 138.000 Volts o corredor é de 25 metros, com lados iguais de 12,5 metros , obedecendo o mesmo critério na medição.
Há uma série de cuidados e exigências legais como distância entre as Torres, locais restritos com proibição na zona urbana de construções de edificações, loteamentos, quadras ou campos de esportes, praças, parques, paradas de ônibus, área destinada a indústria e ao comércio,estacionamento, depósitos de materiais.
Que eu saiba não há proibição para a construção de pistas expressas destinada a mobilidade urbana.
E como a Concessionária de energia ao realizar a montagem das Torres, colocação dos cabos e a energização dos mesmos, recebeu do município, do estado ou até da união o direito de uso do solo por ato desapropiatório é quase certo não caber nenhuma indenização se houve invasão da faixa de segurança.
Avenida Linha Viva, sou favorável e espero que a obra tenha sua concretização na rapidez que a cidade precisa e clama.
Avenida de 17,7 km de extensão paralela a Av. Paralela, com custo estimado em R$1,5 Bilhão com o trajeto ´por onde hoje existe a área de servidão da CHESF, onde foram erguidas as linhas de transmissão.
Segundo informações da imprensa ( A Tarde) 10% da área é habitada de forma irregular.
Os travadores da cidade, os guetos do atraso, a justiça, as ongs politigueiras, os opositores de plantão, junto todos eles vão tentar impedir a construção necessária.
Existe maior atentado contra o povo de ter frustado o direito de locomoção quando é uma sua necessidade?
Conforme o Jornal A Tarde, Joseane Suzart Promotora de Justiça declarou se não houver via de acesso alternativa em boas condições a cobrança de pedágio é inconstitucional e ilegal.
A pergunta é: A Avenida Paralela tem boas condições de tráfego?
Os debates, os questionamentos e os adversários de sempre que adoram a população estressada, vão continuar adoecendo os habitantes de Salvador?
Leia com atenção, apóie ou não e tenha a certeza enquanto aqui tudo é difícil veja as capitais dos estados do sul e sudeste como as obras andam e se não desejar ficar na contramão do desenvolvimento lute e seja menos infeliz.
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