quinta-feira, 13 de setembro de 2012

NOTÍCIAS - Saúde

Hospital do Subúrbio completa dois anos com foco na qualidade no atendimento



Deveria ser um dia feliz para o promotor de vendas Bruno Machado, 30 anos, que se preparava para a festa de aniversário da filha de um ano, mas um aneurisma cerebral surpreendeu a todos. Enquanto ajudava a mulher na decoração da área onde aconteceria a festa, Bruno desmaiou. Morador de Paripe, ele foi levado às pressas pela família para o Hospital do Subúrbio (HS), onde ficou internado durante 28 dias – somente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram 22 dias entre a vida e a morte.

“Passei o pior momento da minha vida. Quando acordei, já estava no hospital recebendo o apoio de médicos e enfermeiras. Se não tivesse um hospital perto da minha casa e com um atendimento rápido e bom, acho que não estaria aqui para contar esta história”, disse Bruno.

A internação inesperada, em julho deste ano, abalou a família do promotor de vendas. A irmã e a mulher de Bruno passaram a receber atendimento de psicólogos e assistentes sociais do hospital. A atenção prestada pela equipe médica serviu para tranquilizar os familiares do paciente.

“Tivemos todo o apoio da equipe do hospital. As assistentes sociais e os médicos explicaram tudo que estava ocorrendo com ele, como estava sendo o tratamento. Passei a me sentir confiante. Foi um tratamento VIP, parecia que estava em um hospital particular”, afirmou a operadora de caixa Aline Carla Conceição, 30 anos, mulher de Bruno.

A história do promotor de vendas se confunde com as dos mais de 234 mil pacientes atendidos no Hospital do Subúrbio durante esses dois anos. O HS foi inaugurado no dia 13 de setembro de 2010, entrando em funcionamento no dia seguinte. Com um corpo clínico formado por 400 médicos e disponibilizando 313 leitos, a unidade atende a adultos e crianças em urgência e emergência. Entre os objetivos estabelecidos pela equipe do hospital está a qualidade no atendimento.

Meu filho está internado aqui há 42 dias, por causa de uma pneumonia, e tem recebido uma atenção muito especial de médicos e enfermeiras. Ele está fazendo exames para diagnosticar outras patologias apresentadas durante a internação. Desde que meu filho chegou ao hospital, eu não vou para casa. As assistentes sociais e os psicólogos se preocupam comigo e me dão toda a assistência para ficar ao lado dele”, contou a dona de casa Priscila Cerqueira Fraga, 28 anos, que acompanha o filho de três meses.
Qualidade reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação
A qualidade nos serviços do Hospital do Subúrbio não é reconhecida apenas pelos pacientes, mas também por organizações de saúde importantes do país, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certificou o HS com acreditação de qualidade e segurança da assistência aos pacientes. A ONA é uma organização não-governamental (ONG) que avalia a qualidade no atendimento hospitalar em todo o país. O Hospital do Subúrbio é a primeira unidade pública do estado a receber esse certificado.

De acordo com a diretora técnica do HS, Lícia Cavalcanti, a qualidade nos serviços é resultado de várias ações de treinamento e qualificação do corpo médico e dos funcionários, de uma forma geral, somadas à estrutura moderna, que oferece uma tecnologia médica avançada. “Toda semana temos reuniões, além de encontros mensais, em que a qualidade da assistência e a segurança do paciente internado são pontos importantes para nós, e sempre estamos nos esforçando para manter um serviço de qualidade a todos que são atendidos no HS. Temos bons profissionais e equipamentos modernos que possibilitam uma assistência garantida ao paciente”, afirmou a diretora.

Segundo ela, os atendimentos são realizados por ordem de chegada, mas priorizando o grau de gravidade de cada paciente. Lícia informou ainda que foi implantada no hospital uma política de gerenciamento de leitos. “Há uma preocupação constante de toda a equipe, desde a chegada do paciente à emergência, até a sua internação, porque não podemos permitir que ele passe dias no hospital sem resultados de exames, sem atendimento, sem buscar a resolução das suas necessidades”, ressaltou a diretora.

Durante esses dois anos, o HS registrou 23 mil internações e 13 mil cirurgias. O último investimento do hospital é o equipamento de hemodinâmica, que vai entrar em funcionamento em outubro deste ano. Com ele, serão feitos diagnósticos nas áreas de cardiologia, angioplastia e neurologia.
Parceria público-privada
O HS é um hospital geral com 313 leitos, sendo 60 para terapia intensiva, com perfil de urgência e emergência para pacientes adultos e pediátricos. Possui também 60 leitos de internação domiciliar. Trata-se da primeira unidade hospitalar pública do Brasil a funcionar por meio de parceria público-privada (PPP). O Hospital do Subúrbio está localizado em Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador, numa área de atuação que abrange cerca de um milhão de pessoas. A sua instalação pôs fim a um período de 20 anos sem a criação de um novo hospital público de urgência e emergência na região.

Nenhum comentário: