terça-feira, 18 de setembro de 2012

Combate a criminalidade

Cidade
Salvador será monitorada por 215 câmeras
porNelson Rocha - Tribuna da Bahia

As câmeras ajudarão na segurança pública
Salvador vai ganhar mais um reforço no combate à criminalidade. Trata-se da instalação, em pontos estratégicos da capital baiana, de 215 câmeras que irão monitorar, e certamente inibir, a ação dos bandidos.
A aquisição do equipamento, em fase de licitação e com publicação já feita no Diário Oficial, será com recursos do próprio governo do Estado, conforme apurou a Tribuna.

Este vídeomonitoramento urbano será feito com câmera digital tipo speed-dome, ou seja, móvel, foco de 360 graus e zoom ótico com capacidade técnica para aproximar a imagem captada em até 35 vezes e armazená-la por até 21 dias.
 A empresa vencedora da licitação, que deverá ser conhecida no início do próximo mês, terá 90 dias para iniciar a instalação dos equipamentos em postes e fachadas de imóveis.

A unidade de inteligência da Secretaria de Segurança Pública determinará os bairros com suas respectivas ruas, avenidas e praças onde ficarão os equipamentos.
 As imagens captadas serão acompanhadas pela Polícia Militar e SSP, que poderão ter acesso em tempo real da movimentação nas áreas monitoradas.



“É um recurso que auxilia a atividade policial e tem se mostrado uma ferramenta eficiente não só na prevenção, mas também na repressão das ações delituosas. Preventiva, no sentido de que o cidadão se sente observado no espaço público e repressiva a partir do momento em que a PM amplia a sua capacidade de observância.
Com a utilização das câmeras passamos a ter mais informações, além de registros de imagens que podem auxiliar para a comprovação de autoria e materialização de crimes”, comentou o capitão Marcelo Pitta, da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar.



Um sistema semelhante já é utilizado pelas forças de segurança, notadamente a Polícia Militar, durante o Carnaval nos circuitos da folia.
 Ladrões, arruaceiros e autores de atos ilícitos flagrados pelas câmeras são rapidamente localizados e abordados por soldados e policiais civis em operação entre os foliões. Estas ações resultam na prisão dos infratores, muitos dos quais portadores de armas e drogas.


Também dentre em breve, Salvador será uma das capitais contempladas com um montante de câmeras cedidas pelo governo federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Os equipamentos provenientes de Brasília terão como finalidade combater o tráfico e consumo de crak nas áreas urbanas conhecidas como cracolândias. “Não resta dúvida que essas câmeras irão auxiliar a polícia no combate ao crime, mas também irão incomodar o cidadão de bem que sentirá na pele, a invasão da sua privacidade”, comentou o contabilista Mário Sérgio Carneiro, 26, ao tomar conhecimento da futura logística de segurança que será posta em prática na cidade.

Nenhum comentário: