sábado, 29 de setembro de 2012

Bahia, as constantes lesões e desfalques atrapalham o time

Escuto todos os dias os noticiários de esporte a noite da rádio Sociedade, leio A Tarde diariamente e através a internet completo os conhecimentos que pretendo.

A minha intenção é tentar saber sobre as frequentes lesões musculares em atletas do Bahia.

A conversa toda semana  é sobre Estiramento ou Distensão Muscular, que tem tirado atletas do campo.
Seria treinamento inadequado para todo o grupo quando temos atletas de mais de 30 anos, outros na faixa de 25 a 30 e outros tantos com mais de 30 anos?

Há muitos anos aprendi não fazer julgamento sem dispor de elementos que possam evitar rebates, discussões e polemicas, pois tenho em mente que o que importa é construir.

Sei que Estiramento ou Distensão muscular ocorre quando um músculo estira de mais e esse rompimento parcial ou completo de feixes musculares é sempre resultante de um grande esforço ou alongamento superior a capacidade muscular da vitima( chamei assim pois quando jogava meus babas tive algumas terríveis e a razão foi foco dentário) ou pessoa.

O músculo esquelético é dividido em dois tipos de fibras musculares.

Tipo 1 : também conhecidas como vermelhas, lentas tem baixa velocidade de contração e grande força de contração.
tipo 2 : conhecidas como brancas ou rápidas.

As lesões musculares podem ser evitadas mediante um bom condicionamento físico  e aeróbico trabalhando a forma muscular de forma adequada e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.

A ciência evoluiu muito e que  surpreende-me é quando servir o Exército (CPOR) a preparação física dos alunos era excelente, pois além de aquecimento, alongamento antes de corridas de até 13 km, nenhum dos participantes deixavam de completar seus exercícios físicos em razão de lesões musculares e é bom que se diga que para conclusão dos exercícios havia relachamento, alongamento, exercícios respiratórios etc.

Deixo o passado e volto  ao assuntos sobre Estiramentos, distensões ou que nome moderno queira ser atribuído.
Fato é que a lesão pode ocorrer por trauma direto, laceração ou isquemia e as principais causas salvo melhor juízo são oriundas de treinamento inadequado, retração muscular acentuada, alimentação não condizente com os esforços realizados, desidratação e algum tipo não observado de primeira de infecção do qual a pessoa que sofreu a lesão é portadora.

Segundo escutei um profissional de medicina em uma entrevista recente, elas podem ser de 4 graus.

Felizmente para o Bahia Souza jogador importante para o esquema tático foi de grau 2, com possibilidade de ficar afastado entre 2 a três semanas, dependendo do tratamento com antiinflamatório, do estado físico do atletas, da vontade do mesmo, e de outros aspectos que prefiro saber através de explicações que de fato sane dúvidas, pois as vezes explica mas não justifica.

Nenhum comentário: