domingo, 9 de setembro de 2012

A saída para Salvador é aumentar a superficie viária...Basta de travamento e sufoco no transito.

Por inúmeras vezes tenho escrito, postado opiniões de pessoas conceituadas,gabaritadas e conhecedoras do assunto e de renome buscando curar a doença que representa o travamento total do ultrapassado e atual sistema viário que tem a Avenida Paralela como espinha dorsal  do caótico transito de Salvador, um dos grandes responsáveis pelo estado de estresse que vive o domiciliado e residente em nossa capital.

Tenho escrito, lido, visto essa lástima que é o transito da 3ª capital brasileira em população, que tem opositores em todas camadas da sociedade sob alegações as mais diversas impedindo o desenvolvimento de nossa capital e embora o governo tenha manifestado de forma decisiva com projetos, planos e empenho buscando condições para a solução de tão gravíssimo problema a situação ainda não mudou e os custos financeiros para a Economia do município e do Estado é muito grande e certamente o mais prejudicado é o povo.

É preciso um basta em tantos entraves, em embargos em desembargos, liminares e tantos outros posicionamentos jurídicos, pois é preciso a cidade ter uma mobilidade condizente a sua grandeza.

Precisamos requalificar avenidas existentes, alargando suas pistas, construindo novas avenidas, túneis, viadutos, pontes, passarelas, enfim quase fazendo um novo sistema Viário.

O jornal A Tarde na edição de 3 do corrente mês publicou o resultado de uma pesquisa com base em cinco dias de uma semana ( de segunda a sexta -feira), sobre a mobilidade urbana de um trajeto percorrido de 17,6 km que envolveu o Ceasa (Av Lucaia), Avenida Paralela até o Posto 2 e chegou aos absurdos dados adiante expostos:
Velocidade média 14km/h
Tempo minimo para percorrer o trecho 1,15h
Pior velocidade constatada 10,6km/h
Tempo máximo registrado 1,40 h.

Sei que é bater na mesma tecla, mas vou continuar até um dia ser ouvido pelas forças de oposição e assim funcionar como elemento facilitador a união de pessoas de mando de qualquer lado ou partido ou ainda de posição em organização governamental que queira realmente acabar com o sufoco e estresse que tomou conta dos habitantes de Salvador.

é preciso a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, da Orlando Gomes, da construção de novas avenidas, conclusão mais rápida e ligeira da Via Expressa Baia de Todos os Santos, construção da Ponte Salvador a Itaparica, requalificações da Vasco da Gama. Garibaldi, Gal Costa, Luiz Eduardo Magalhães, construções de Avenidas ligando a Paralela a Suburbana e a BR 324, conclusão do Metrô do Acesso Norte e/ou Rótula do Abacaxi a Pirajá, e daí a Cajazeiras; construção do Metrô do Acesso Norte até Portão em Lauro de Freitas e tudo isso sem esquecer das Avenidas Atlântica e Linha Viva, de ciclovias ( precisam sair do papel) da construção da Avenida Beira Mar, na cidade baixa, começando da Ribeira rumo a Barra.

A superfície viária tem que crescer.pois a cidade cresce em população ano a ano, a quantidade de veículos aumenta mês a mês e as ruas e avenidas são as mesmas.

Sem mobilidade urbana e transportes de massa Salvador passará a ser uma Metrópole insurportável para se viver, o que provoca a necessidade da união dos poderes constituídos do município e dos governos do estado e da união, inclusive os MPs, dos políticos de todos partidos, da sociedade como um todo.

Gente, ousar Pensar Grande é uma necessidade sem adiamentos para a sobrevivência de todos nós, moradores, visitantes, passantes, turistas, desligados,despreparados, sofridos,sonhadores, realistas...um alerta precisamos viver com qualidade.

Não é possível uma uma fila para pegar o Ferry levar entre 8 a 9 horas para embarcar um veículo, não é aceitável se gastar mais de 2 horas de Valéria ( distância que já se sente o cheiro da cidade) na BR-324 a Itaigara.

A oposição ao desenvolvimento é a maior responsável pelo travamento da cidade.

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