terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sistema Viário do Oeste- Ponte Salvador a Itaparica

Em janeiro de 2010 foi lançado o Procedimento de Manifestação de Interesses (PMI) do Sistema Viário do Oeste que autorizou dois grupos de empresas a efetuarem os estudos.

As empresas concorrentes foram:

Planos Engenharia (Queiroz Galvão e Carlos Suarez Participações)

E

Consórcio Constituído pelas empresas Camargo Corrêa, OAS e Odebrecht Transport,

Com a segunda escolhida em seu projeto, com destaque para a Ponte Salvador a Itaparica, que terá aproximadamente 12 km,com um total de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamentos. Essa Ponte faz parte do Sistema Viário do Oeste que abrange a duplicação das BA s 101 e 046 nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus.

O projeto tem investimento avaliado em R$7 Bilhões e é compatível com a Expansão do Porto de Salvador que funcionará como um agregador do desenvolvimento da Baia de Todos os Santos.

O projeto prevê distância entre as pilastras de sustentação da obra de 250 m,com um vão central de 700 metros e 70 metros de altura.

A Previsão para o inicio das obras é em 2014 com conclusão estimada para 2018.

Os recursos serão dos governos federal, estadual e da iniciativa privada e o percurso será de São Joaquim e a respectiva área de ampliação até na Gameleira em Vera Cruz,na ilha de Itaparica. Esta Ponte terá excelente mobilidade, segurança e muita beleza.

Em outra e breve postagem comentarei do empreendimento do Sistema Viário do Oeste, a expansão do Porto de Salvador o respectivo crescimento urbanístico da ilha de Itaparica que como principal resultante para o soterapolitano diminuirá a a pressão sobre as áreas urbanas de Salvador e Lauro de Freitas, tendo como principal eixo a Avenida Paralela e suas avenidas coadjuvantes.

Ficaram algumas etapas a serem cumpridas como estudos de viabilidade técnica e econômica,impacto ambiental e a estimativa para a conclusão dos estudos e a consumação do empreendimento com a efetivação da licitação estejam prontos em 2014, quando as obras devam começar.

Como no momento poucas são as noticias sobre o andamento dos estudos pensargrande no intuito de bem informar pergunta aos órgãos competentes:

Qual a fase dos estudos já foram concluídos ou se encontram em elaboração?

Em que mês de 2014 teremos o edital de licitação para que possa se consumar o inicio da construção?

Como esse projeto de desenvolvimento atrairá investidores estrangeiros para em parceria público privada tenha recursos para realizar tão arrojado e sonhado projeto?

Nenhum comentário: