segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Concluída fase de montagem da superestrutura da Arena Fonte Nova

Foto: Nilton Souza/Arena Fonte Nova ( 2ª) e 1ª arquivo Arena Fonte Nova (Google/SECOPA)

O último módulo das arquibancadas da Arena Fonte Nova foi colocado nesta segunda-feira (27/8), concluindo a fase de montagem da superestrutura (pilares, vigas, lajes e arquibancadas).

O avanço das obras é de 70%. Segundo o diretor de contratos do Consórcio Arena Fonte Nova, Alexandre Chiavegatto, a tensoestrutura (cobertura tensionada) já está com 25% de avanço. A conclusão da cobertura total da arena está prevista para dezembro, quando serão finalizados os ajustes de tensão da superestrutura.

 Também já começou a colocação das esquadrias dos camarotes.

“Dois anos após a implosão, já estamos indo para a conclusão da arena. Já iniciamos o processo de acabamento. Hoje ficou concluída a colocação do último lance das arquibancadas e as cadeiras estão em fase de teste”, explicou Chiavegatto.

Ele destacou que outras frentes de serviço estão em andamento, a exemplo da construção dos acessos às rampas laterais. Além disso, a etapa de instalações elétricas, hidráulicas, TI e elevadores já passa de 48%. O edifício-garagem está com 85% das fundações finalizadas. No acabamento, os pisos estão com 70% e os revestimentos, 17%.

“Estamos cumprindo o cronograma e resolvendo as questões que dizem respeito ao fluxo de caixa, de tal forma que os serviços sigam o seu ritmo normal. Em dezembro, entregaremos a obra física e até fevereiro de 2013 o estádio fica sob a responsabilidade da Fifa, visando à customização para o campeonato”, afirmou o governador Jaques Wagner, que visitou a obra nesta segunda-feira.


A nova arena não ficará restrita aos eventos esportivos. Ela terá um complexo de lazer para a população e vai sediar também shows de grande porte, congressos e encontros de negócio.

O governador conheceu o centro de visitação da arena e se encontrou com 30 atletas apoiados pelo Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), entre eles a medalhista olímpica do boxe Adriana Araújo.

“O apoio é muito importante, porque ajuda muitos atletas a se preparar para grandes campeonatos. Cheguei onde estou hoje graças a isso e à dedicação exclusiva ao esporte”, disse Adriana.

Atualmente, os programas do governo estadual Bolsa Esporte e Faz Atleta beneficiam 91 projetos. Outros 53 estão em fase de seleção.


Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: