quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Centro Antigo de Salvador abriga grande número de instituições de ensino

NOTÍCIAS - Educação


Segundo levantamento do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas), o território sedia 99 instituições de educação. O bairro do Comércio, que se destaca pelo grande número de faculdades, ganhou um centro universitário esta semana.

O Centro Antigo de Salvador (CAS) vem se consolidando como polo educacional. O levantamento feito pelo Ercas, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), aponta um número crescente de novas instituições. A região já abriga 37 unidades de Ensino Superior, 21 escolas municipais, 18 escolas estaduais, 18 particulares e cinco entidades de cursos pré-vestibular, totalizando 99 estabelecimentos de educação.

Registrando um constante aumento de unidades de Ensino Superior, o bairro do Comércio, recentemente, recebeu mais uma filial do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), instalada em sete andares do Edifício São Paulo, localizado na Rua Miguel Calmon. Com a meta de continuar crescendo, a instituição, que já ocupa outros dois prédios no bairro, oferece 800 novas vagas e prevê a inclusão de cursos de pós-graduação à distância até 2013.

"Estamos ajudando a resgatar a história do Comércio que já foi tão importante para a cidade", justifica o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto.

De acordo com o reitor, a escolha do local para uma nova unidade se deu, principalmente, por ser uma área central, com grande circulação de transporte público, e por estar situada em um espaço oposto ao que a instituição atua desde o início, a Avenida Paralela. Esse também foi um dos motivos pelo qual a estudante de Administração Geral, Lusinete dos Santos Batista, escolheu uma faculdade na região. “Escolhi estudar no Comércio por ser mais perto de onde moro. Resido no Barbalho e gasto dez minutos para vir até aqui. Minha escolha foi baseada na distância”, destaca a estudante.

A aluna do curso de Logística, Susana Santos, concorda com a colega, ressaltando as vantagens do Comércio, que também abriga grandes empresas. “Além de ser perto da minha casa, o bairro é o centro comercial de Salvador. É um jeito mais fácil de você encontrar um emprego”.

A coordenadora geral do Ercas, Beatriz Lima, vibra com a novidade: "O Centro Antigo de Salvador detém polos nas mais diferentes áreas. São inúmeras lojas de materiais elétricos na Rua do Saldanha; artigos de esportes náuticos são achados facilmente nas proximidades da Igreja da Conceição da Praia; produtos em couro no Taboão. A constatação de que o Comércio é, de fato, um polo educacional, vem para somar na diversidade econômica e social do território".

AGECOM

Nenhum comentário: