A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com 1.527 km de extensão, interligará as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. A FIOL ligará as cidades baianas de Ilhéus, Caetité e Barreiras à Figueirópolis no Tocantins.
Em Figueirópolis/TO a ferrovia irá se conectar com a FNS, formando um corredor logístico de transporte.
2-Objetivos
- Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância;
- Favorecer a multimodalidade;
- Conectar a malha ferroviária brasileira;
- Propor nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus/BA;
- Incentivar investimentos, o que incrementará a produção e induzirá processos produtivos modernos.
3-Benefícios gerados
- Reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos;
- Aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional;
- Interligar os estados de Tocantins e Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, o que proporcionará melhor desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
- Incentivar os investimentos, a modernização e a produção;
- Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional.
4-Estados da Federação cortados pela ferrovia
- Tocantins;
- Bahia.
5-Dados
Ilhéus/BA - Caetité/BA (
| |||||
Segmento
|
Lote
|
Extensão (Km)
|
Ação
|
Situação Atual
| |
Terminal Ilhéus/BA - Rio Preguiça/BA
|
1
|
125
|
Obra
|
Em construção
| |
Rio Preguiça/BA - Riacho Jacaré/BA
|
2
|
119
| |||
Riacho Jacaré/BA - Rio de Contas/BA
|
3
|
115
| |||
Rio de Contas/BA - Riacho Barroca/BA
|
4
|
178
| |||
Caetité/BA - Barreiras/BA (
| |||||
Riacho da Barroca/BA - Fim da ponte do Rio São Francisco/BA
|
5
|
162,1
|
165
|
Licença
de Instalação |
Aguardando
|
Ponte sobre o Rio São Francisco/BA
|
5A
|
2,9
| |||
Início da ponte Rio São Francisco/BA - Estrada vicinal acesso a BR-135/BA
|
6
|
159
| |||
Estrada vicinal acesso a BR-135/BA - Rio das Fêmeas/BA
|
7
|
161
| |||
Barreiras/BA - Figueirópolis/TO (
| |||||
Rio das Fêmeas/BA - Córrego Landi/TO
|
a definir
|
125
|
Projeto
Executivo |
Em elaboração
| |
Córrego Landi/TO - Rio Palma/TO
|
123
| ||||
Rio Palma/TO - Rio São Miguel/TO
|
110
| ||||
Rio São Miguel/TO - Início da ponte do Rio Tocantins/TO
|
70,2
|
147
| |||
Ponte sobre o Rio Tocantins/TO
|
1,7
| ||||
Fim da ponte do Rio Tocantins/TO - Km 987+241/TO
|
75,1
|
6-Situação Atual
ILHÉUS/BA -FIGUEIRÓPOLIS/TO
| ||||||
Meta:
|
UF: BA/TO
| |||||
Investimento:
|
R$ 4,2 bilhões
| |||||
Investimento:
|
R$ 33 milhões (pós 2014)
| |||||
ILHÉUS/BA - CAETITÉ/BA -
| ||||||
Etapas:
|
EIA/RIMA
|
Projeto
Básico |
Projeto
Executivo |
Licença
Prévia |
Licença de Instalação
|
Obras
|
Fase:
| ||||||
Início:
| ||||||
Conclusão:
|
jun/14
| |||||
CAETITÉ/BA - BARREIRAS/BA -
| ||||||
Etapas:
|
EIA/RIMA
|
Projeto
Básico |
Projeto
Executivo |
Licença
Prévia |
Licença de Instalação
|
Obras
|
Fase:
| ||||||
Início:
|
jul/12
| |||||
Conclusão:
|
ago/12
|
dez/15
| ||||
BARREIRAS/BA - FIGUEIRÓPOLIS/TO -
| ||||||
Etapas:
|
EIA/RIMA
|
Projeto
Básico |
Projeto
Executivo |
Licença
Prévia |
Licença de Instalação
|
Obras
|
Fase:
| ||||||
Início:
| ||||||
Conclusão:
|
Projeto Executivo concluído, exceto lote 6
| |
Dependendo dos Estudos de Cavidades Naturais
| |
Execução
| |
Sem cronograma
| |
Concluído
| |
Previsto
|
7-Investimento no PAC: R$ 4,2 bilhões e R$ 33 milhões (pós 2014).
8- Diagrama Unifilar
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