terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fiol - Porto Sul e Portos da Bahia














ILHÉUS/BA -FIGUEIRÓPOLIS/TO
Meta:
1.527 km
UF: BA/TO
Investimento:
R$ 4,2 bilhões
Investimento:
R$ 33 milhões (pós 2014)
ILHÉUS/BA - CAETITÉ/BA - 537 Km
Etapas:
EIA/RIMA
Projeto
Básico
Projeto
Executivo
Licença
Prévia
Licença de Instalação
Obras
Fase:
Início:






Conclusão:





jun/14
CAETITÉ/BA - BARREIRAS/BA - 485 Km
Etapas:
EIA/RIMA
Projeto
Básico
Projeto
Executivo
Licença
Prévia
Licença de Instalação
Obras
Fase:
*
Início:





jul/12
Conclusão:




ago/12
dez/15
BARREIRAS/BA - FIGUEIRÓPOLIS/TO - 505 km
Etapas:
EIA/RIMA
Projeto
Básico
Projeto
Executivo
Licença
Prévia
Licença de Instalação
Obras
Fase:
*
Início:






Conclusão:







Conforme publicação de Tempo Presente, coluna de Levi Vasconcelos - jornal A Tarde nos bastidores da FIOL o que se comenta é que  está nas mãos da presidente Dilma um projeto do governo, que cria a Agência Nacional de Mineração, um órgão que pretende regular o setor, leiloando as jazidas minerais do país.
Na Bahia a Bamin empresa que vai gastar em torno de R$3 bilhões para construir o Porto Sul, em Ilhéus,que é integrante da logística de transportes que tem a ferrovia Oeste/Leste - FIOL como um empreendimento de vital importância para a Economia do Estado, está na espera da liberação do alvará da mina que ela tem em Caetité, o documento que autoriza a exploração

O que uma coisa tem a ver com outra?
Tudo.
Nos bastidores empresariais se diz que a liberação do alvará está aguardando a criação da Agência da Mineração, o que, em termos objetivos, significa mais perda de tempo na implementação do Porto Sul.
Se diz que ou o governador Jaques Wagner bate firme ou o Complexo Porto Sul - Ferrovia Oeste/Leste vai ganhar mais um entrave na sua já cheia de fluxos e refluxos história

Em se comentando sobre Porto, é bom lembrar que os atuais portos da Bahia estão extremamente  defasados retratando a lastimável situação a Associação de Usuários dos Portos da Bahia- Usuport, já mostrou a baixa produtividade dos mesmos, o elevado preço de seus serviços a necessidade de obras para aumentar a competitividade e ter condições de atender as possiveis demandas em decorrência dos projetos de industrialização nas regiões próximas aos Portos de Aratu e Salvador.

E tudo isso é pouco com a atual produtividade da região do Oeste baiano, quando se destaca o crescimento da produção do algodão, milho e soja, tudo isso realçado pela seca nos EUA.
A titulo de exemplo os EUA que são os maiores produtores mundiais do soja e do milho, teve sua produção bastante prejudicada pela seca o que beneficiou a Economia da Bahia animando nossos agricultores pois a saca do soja passou de R$45,00 para R$80,00 o que fez o oeste vislumbrar um aumento na produção de grãos de sete milhões de toneladas e a bom preço.

A Ferrovia Oeste/Leste, precisa que o trecho de Caetité a Barreiras/São Desidério ganhe agilidade em sua construção, pois em verdade a primeira etapa da obra vai beneficiar principalmente a exportação de minério de ferro e o mundo precisa de alimentação.

Espere que voltarei...

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