segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bahia obteve apoios para proposta de universidade mundial



NOTÍCIAS - Relações Internacionais



A proposta de criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social com sede na Bahia recebeu manifestações de apoio durante reuniões com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, quando a delegação baiana apresentou o projeto.

Com a intermediação da Missão Permanente do Brasil na ONU, foram realizadas três reuniões, no início deste mês, depois que os secretários Fernando Schmidt, da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter) e Maurício Barbosa, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apresentaram a proposta de criação da universidade vinculada à ONU e o funcionamento do Programa Pacto Pela Vida, no Simpósio sobre Desenvolvimento Econômico, Violência Armada e Segurança Pública, nas Nações Unidas.

Schmidt, que chefiou a delegação, relatou que Andrei Abramov, chefe do Setor de ONGs na ONU, declarou que apoia a iniciativa da Bahia e sugeriu a constituição de um grupo de trabalho intergovernamental, formado por especialistas das Nações Unidas, para nivelar as informações, construir consenso sobre a proposta e definir o formato da Universidade.

O diretor em exercício do Escritório das Nações Unidos sobre Drogas e Crime (UNODC) em Nova York, Piero Bonadeo, também apoiou a idéia da Universidade Mundial, sugerindo a possibilidade de se encaminhar a formação da universidade através de um Memorando de Entendimento com o UNODC, como ocorreu com a Academia Internacional Anticorrupção (IACA), na Áustria.

A reunião com a embaixadora Regina Dunlop, da Missão Permanente do Brasil, segundo Schmidt também foi proveitosa. O apoio da embaixadora, ajudando a agendar as reuniões, antecedeu a chegada da delegação baiana, integrada também pelo procurador da Assembleia Legislativa, Graciliano Bomfim, e o representante do Ministério Público, procurador de Justiça Geder Gomes.



Simpósio



O simpósio, organizado pela International Police Executive Symposium, com o apoio das Nações Unidas, dedicou um painel, com o tema “Uma proposta de Universidade Mundial em Segurança Pública e Desenvolvimento Social”, para que a Bahia apresentasse a idéia da criação da universidade aprovada no Fórum de Bellagio (Itália) em 2011, e aperfeiçoada no Fórum de Salvador, em 2012. No painel também foram apresentados um vídeo sobre as condições sociais e de infraestrutura da Bahia e o relato de uma boa prática desenvolvida na área da segurança pública, no caso o Programa Pacto Pela Vida - PPV.

AGECOM

Nenhum comentário: