Via Expressa traz benefícios para o trânsito de Salvador
O governador Jaques Wagner visitou, na manhã desta sexta-feira (17), as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos. Acompanhado pelos Secretários de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e da Casa Civil, Rui Costa, além do presidente e do diretor de Obras Estruturantes da CONDER, respectivamente, Milton Villas-Bôas e Jessé Motta, o governador conferiu o avanço na execução dos serviços de construção dos quatro viadutos na Baixa de Quintas (Frente VI) e de implantação dos túneis na Soledade (Frente III), duas das sete frentes de trabalho.
“Essa é uma das maiores obras urbanas em execução em capitais do país. Quando for totalmente concluída, vai impactar no trânsito de Salvador. Então, vamos melhorar como um todo o tráfego da cidade”, afirmou o governador.
A Via Expressa Baía de Todos os Santos, composta por 10 faixas de trânsito, sendo seis para o tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos pesados, além de 14 viadutos e quatro passarelas, já está com 76% das obras realizadas. O vendedor de carros Gilson de Almeida está ansioso pela conclusão da obra. “Há muito tempo, Salvador precisava de uma obra como essa. Os benefícios serão muitos para nós que passamos todos os dias pela Rótula do Abacaxi e Baixa de Quintas, principalmente”.
De acordo com o presidente Milton Villas-Bôas, a expectativa é que a obra seja totalmente concluída no primeiro semestre do ano que vem, mas antes disso, ainda em 2012, a população já poderá utilizar a Via Expressa, no trecho entre a BR-324 e a Baixa de Quintas. “A obra foi planejada em etapas justamente para minimizar os impactos e permitir que a população usufrua dos seus benefícios mesmo antes da finalização dos serviços, como já acontece na Rótula do Abacaxi”, ressaltou Villas-Bôas.
Para o andamento dos trabalhos, moradores e comerciantes do entorno da obra receberam indenização com o remanejamento dos seus imóveis. “Vou sair daqui da Estrada da Rainha, mas estou contente, porque fui bem indenizada. Comprei meu apartamento novo, que já foi entregue, e estou muito feliz”, disse a dona-de-casa Miriam Santiago.
No total, foram desapropriadas 640 unidades, entre casas e imóveis comerciais. Os donos receberam indenização para adquirir imóveis em outras localidades, e muitas famílias estão sendo beneficiadas com casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Estou ansiosa para mudar para minha casinha. Por enquanto, estou em casa de aluguel paga pelo governo, mas logo estarei no meu cantinho”, declarou a aposentada Luzia Conceição, 82 anos.
Além das moradias, foram gerados 800 empregos diretos e 400 indiretos. “Trabalhando aqui, passei a ter uma grande experiência profissional, o que conta muito. Essa é uma obra importante e profissionalmente isso é muito bom para a gente”, destacou o operador de rolo compressor Josevan Roberto Oliveira, 32 anos.
A Via Expressa Baía de Todos os Santos atende a uma importante demanda por um novo acesso ao Porto de Salvador, que se destaca na movimentação de contêineres, sendo um dos maiores em exportação de frutas. Com extensão de 4.3 km, ligando a BR-324 ao bairro do Comércio, a Via Expressa além de impulsionar o desenvolvimento, dinamizando as relações comerciais, torna-se indutor da revitalização dessa área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário