quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Produção industrial cresce 3,1 por cento na Bahia

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) aponta que a produção industrial baiana apresentou, em junho de 2012, acréscimo de 2,1% na série com ajuste sazonal, em comparação com maio do mesmo ano (que teve acréscimo de 0,3%).
Na comparação com junho de 2011, houve recuo de 2,6%. Já no acumulado do ano, de janeiro a junho, a indústria baiana apresentou expansão de 3,1%.
 Os resultados foram divulgados pelo IBGE, com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Na comparação junho 2012 / junho 2011, ocorreu uma redução nos segmentos de metalurgia (-31,5%) e produtos químicos (-3,6%).
Os segmentos de veículos automotores (-13,7%) e refino de petróleo (-0,3%) também apresentaram redução no indicador.
A maior contribuição positiva veio de alimentos e bebidas (5,2%), seguida por artigos de borracha e plástico (11,7%) e celulose e papel (0,7%).

Na análise trimestral (abril a junho), em comparação com o mesmo período do ano anterior, a indústria baiana recuou 1,4%, evidenciando redução do ritmo frente ao resultado do primeiro trimestre (8,0%).
 Quatro dos oito segmentos da indústria de transformação influenciaram o resultado, com destaque para produtos químicos (que recuou de 39,1% para -1,4%) e metalurgia básica (de -1,0% para -19,1%).

No acumulado do ano de 2012 (janeiro a junho), comparado com o mesmo período do ano anterior, a taxa da produção industrial baiana registrou acréscimo de 3,1%.
Cinco dos oito segmentos da indústria de transformação influenciaram o resultado no período, com destaque para produtos químicos (15,9%), alimentos e bebidas (4,5%), borracha e plástico (8,9%), minerais não metálicos (3,5%) e celulose e papel (0,6%).
Negativamente, destacaram-se refino de petróleo e produção de álcool (-4,9%), pressionado, sobretudo pela redução na produção de óleo diesel, óleo combustível e naftas para petroquímica; e metalurgia (-10,1%), resultado da queda na produção de barras, perfis e vergalhões de cobre e ferrossilício.

No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a taxa da produção industrial baiana passou de 0,3% em maio para -0,3% em junho.
 As principais contribuições negativas vieram dos segmentos refino de petróleo e produção de álcool (-9,7%), metalurgia básica (-12,4%) e veículos (-16,6%). Produtos químicos (8,5%) e alimentos e bebidas (6,1%) registraram as principais contribuições positivas.


Comparando com outros estados a Bahia teve o terceiro melhor desempenho do país atrás de Goiás e Paraná com respectivos crescimentos de 9,2% e 3,6% ficando a Bahia com 3,1%.
A produção industrial brasileira caiu em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE no primeiro semestre de 2012, que apresentou os seguintes registros de quedas: Rio de Janeiro (-7,1%) - Amazonas (-6,3%) - Espirito Santo ( -5,9%) - São Paulo (-5,9%) - Santa Catarina (-3,4%) -Rio Grande do Sul (-2,1%) - Ceará (-2,0%) e Minas Gerais (-1,4%) e outros.

E depois ainda há os que afirmem que nossa Economia vai muito bem e que não há vestigios dos reflexos do que vem ocorrendo com paises da Europa e de outras partes do mundo.

Fontes : AGECOM - IBGE - outros

Nenhum comentário: