terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Atletismo e as Olimpíadas

O Brasil não é um país Olímpico. Qual a novidade? Os mais antenados e inteligentes sabem perfeitamente que a Educação e um de seus principais vetores que é o Esporte estão atrasados em todo país, notadamente nos  Estados situados nas regiões nordeste e norte. É a cultura da cúpula diretiva desta nação que privilegiou sempre o Sul e Sudeste e até o Centro Oeste em todas as intervenções construtivas.

Todos sabem que os principais atletas do Atletismo em competições internacionais são de origem negra, quer em competições de longa distância, quer seja em resistência e força e aqui cabe umas perguntas dentre as quais cabe ao leitor responder:

Quais as ações de apoio a afrodescendentes que habitam a Bahia, Maranhão e até o Rio de Janeiro, onde estão vivendo a maioria dos negros deste país no que concerne aos esportes de base?

Quais as ações com a construção de equipamentos esportivos de primeiro mundo onde seja possível realizar treinamentos buscando a saúde, a contenção da marginalização social e descobrindo talentos que possam nos representar em competições internacionais?

Em resumo precisamos de campos de treinamentos para o Atletismo, natação e outras esportes em que só fazemos participar sem nada ganhar.

Precisamos de uma politica de contratações de técnicos em diversas modalidades de esportes para que tenhamos condições de participar e ganhar campeonatos e títulos, pois não é admissível que um país gigante de dimensão territorial continental, com grande população, com uma Economia em crescimento fique condicionado a ser representado de forma convincente em esportes de conjuntos ou coletivos e dependendo de estrelas individuais que na presente Olimpíada falharam principalmente por receber toda a carga da responsabilidade de ter de ganhar.

Na Bahia o Ministério do Esporte prometeu e tem de cumprir a construção do mega Ginásio Poliesportivo de Pituaçu, do Parque Aquático e de pistas e campos de treinamentos para as diversas modalidade esportivas.

Em esportes coletivos o Brasil teve  até agora boas representações em Handebol (F), Volei de quadra, Basquete (M), Futebol de campo, e Volei de praia (M), podendo inclusive chegar a ganhar medalhas.

Entretanto até agora o Judô foi a modalidade que mais medalhas ganhou, embora as mais importantes uma de ouro no Judô e outra na Ginastica tenham sido ganhas por atletas até então desconhecidos do grande público brasileiro.

Nenhum comentário: