quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Em teste, metrô chega pela primeira vez à Estação Pirajá


Na noite desta terça-feira (22), o metrô de Salvador chegou pela primeira vez em Pirajá, última parada do projeto original da Linha 1 do modal da capital baiana. Com a entrega da estação, a Linha 1 chegará a 11 quilômetros de extensão. O modal ainda será estendido com o tramo 3, que se encontra em fase de estudos, ligando a Estação Pirajá até Cajazeiras, passando por Águas Claras.

O governador Rui Costa comemorou os testes e destacou o bom andamento da obra, que, após dois anos sob tutela do Estado, entrou em operação e agora tem a Linha 1 praticamente finalizada. “Estamos muito próximos de liberar (a Estação Pirajá) para os passageiros. Em apenas dois anos, entregamos praticamente a mesma distância que levou 13 anos em construção, e não operava. O número de estações também dobrou, eram quatro, agora são oito. Ao mesmo tempo, iniciamos a Linha 2, que está em obras na região do Detran e Paralela. Salvador merece e vai ter mais mobilidade”, disse Rui, através das suas redes sociais.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, também comemorou o sucesso da operação do metrô, que já transportou mais de nove milhões de passageiros em um ano e pouco mais de três meses de operação. “O metrô já está inserido na realidade da vida dos soteropolitanos e com a finalização da estação Pirajá e integração com os ônibus metropolitanos, a tendência é beneficiar mais pessoas”, pontuou Martins.

A estação Pirajá, assim como a estação Bonocô e o terminal de ônibus para integração no Acesso Norte, devem ser entregues à população ainda em outubro. O funcionamento de Pirajá irá marcar o início da operação comercial do modal, que será integrado aos ônibus metropolitanos e urbanos. Os valores de tarifas, no entanto, ainda estão em fase de negociação entre Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e empresas do setor de transporte coletivo urbano. Atualmente, a Linha 1 do Metrô conta com seis estações ligadas por nove quilômetros de trilhos – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá.

Linha 2

Além das obras que vão finalizar a Linha 1, as obras da Linha 2 seguem em ritmo acelerado, com diversas frentes de trabalho, desde as regiões do Acesso Norte e o bairro de Pernambués, passando pelo Iguatemi, Rodoviária e já na Avenida Paralela, onde o metrô seguirá pelo canteiro central até o aeroporto. A Linha 2 terá 13 estações e 23 quilômetros de extensão
.

Fonte:AGECOM/BA.

Nenhum comentário: