quinta-feira, 10 de setembro de 2015

È a crise politica afetando e ampliando a crise na Economia.

PERDA DO GRAU DE INVESTIMENTO PREJUDICA A BAHIA E DEVE ADIAR INVESTIMENTOS

10/09 - 08:12hs - BahiaEconômica
 


A Bahia e todos os estados brasileiros perdem com a retirada do grau de investimento pelas agências de risco. A perda maior será para estados e municípios, já que o governo precisará reagir cortando gastos e transferências o que, aliás,  já está ocorrendo e deve se aprofundar.

No caso da Bahia,  vários projetos estruturantes, como a Ferrovia Oeste-Leste que já está semiparalisada, devem sofrer mais ainda e tudo indica que os recursos do PAC podem escassear.

Mesmo o metrô de Salvador que nesse momento vem sendo tocado com adiantamento de recursos feitos pelo consórcio construtor pode ser prejudicado com a lentidão na liberação de recursos do PAC Mobilidade.  E projetos da Prefeitura como o BRT e outros também podem ser prejudicados, já que o governo precisará reagir a perda do grau de investimento com mais austeridade fiscal.

O programa de concessões, com leilões previstos para o Aeroporto de Salvador e terminais portuários, e os investimentos também deverão ser afetados, afinal os recursos externos estrão menos disponíveis para serem aplicados em um país que cuja percepção de risco aumentou.

Empresas baianas que negociam títulos no mercado internacional também serão prejudicas e aquelas que possuem dívidas ou investimentos no exterior também serão afetadas, já que a cotação do dólar deve aumentar, com a menor entrada da moeda americana no país, e com o inevitável aumento das taxas de juros.

Nenhum comentário: