terça-feira, 15 de setembro de 2015

Aposentados.pensionistas e idosos precisam de mais respeito por parte de governantes.


Em 16/05/2015 os Ministros da Previdência, Fazenda e Planejamento informaram que os aposentados e pensionistas dariam um rombo previsto em R$66,7 Bilhões em 2015.
Em 25/08/2015 a Previdência Social tinha mais de 28 milhões de segurados e mais 4.380 milhões de segurados que recebem benefícios assistenciais(LOAS),o que representa mais de 32 milhões de aposentados, pensionistas e segurados que recebem algum tipo de beneficio da Previdência. 

Foi publicado em 01/09/2015 pela COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos de que sem aumento real em 2016, as perdas salariais dos aposentados e pensionistas aumentam para 84,77% no período de setembro de 1994(implantação do Real)até janeiro de 2016.

Diante dessa realidade se conclui que FHC, Lula e Dilma para os aposentados e pensionistas que percebiam ou percebem acima do Salário Mínimo foram farinha do mesmo saco, prejudicando esse grande contingente que ajudou o Brasil a crescer e desenvolver, com os reajustamentos sempre inferiores.

Em 03/09/2015 a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos reivindica apoio ao Ministro Fachin em processo da Desaposentação.

O processo da Desaposentação ainda aguarda pauta nas votações do Supremo Tribunal Federal – STF, desde que teve pedido de vistas na votação de outubro de 2014. Atenta a esse importante processo, que concede ao aposentado que voltou ao mercado de trabalho direito no recálculo do benefício, a COBAP, juntamente ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá e à senadora Ana Amélia, solicitou hoje (3), ao ministro Edson Fachin, voto favorável no processo.


O assessor jurídico da COBAP, Gabriel Dornelles, que representa a entidade no processo, entregou memorial a Fachin, reforçando que o relator da matéria, ministro Luís Roberto Barroso, defende que não há contribuição sem ressarcimento, ponto favorável à Desaposentação.


        Ainda em análise da matéria, Fachin acenou positivamente aos argumentos do assessor. Junto à comitiva da COBAP, participaram da reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) o vice-presidente da entidade Moacir Meirelles, o presidente da Federação dos Aposentados do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Kuhn e o vereador de São Jerônimo (RS) Rodrigo Dornelles

Em 08/09/2015 a Confederação diante da Proposta de Orçamento para 2016 com déficit de R$30,5 Bilhões, ficou ciente e foi fácil imaginar a significação de mais aperto fiscal e a projeção dos indicadores econômicos eram indicativos mais negativos ainda e que poderia mais uma vez redundar em sérios prejuízos para esse importante segmento da sociedade pessimamente tratado pelos os vários poderes.

A recessão econômica é decorrente da falta de planejamento do Executivo, falta de atitude do Legislativo, que nada legislou no intuito de salvaguardar o direito do país continuar a crescer.
A inadimplência está aí, a inflação  assusta, o desemprego cresce, a intervenção em investimentos do governo estanca ou para e graças aos beneficiários da Previdência Social (aposentados e pensionistas) grande parte de municípios do Brasil consegue ter circulação de recursos financeiros (fato que ocorre principalmente nos estados mais pobres - norte e nordeste).

Os aposentados tiveram grande prejuízo com a supressão do pagamento do adiantamento do 13º Salário que vinha sendo acoplado a folha de agosto já há alguns anos e esses valores que seriam para resgatar dívidas programadas para pagamentos em data próxima ao recebimento não foram pagas ou levaram aos devedores a tomada de recursos com altos juros para o cumprimento de seus compromissos.

 

Nenhum comentário: