quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AUMENTAM AS POSSIBILIDADES DE RETOMADA DA OPERAÇÃO DO ESTALEIRO ENSEADA



 

 
 
Apesar de ainda faltarem alguns passos importantes, o Estaleiro Enseada está cada vez mais próximo da retomada das atividades. Segundo reportagem, publicada nesta quarta-feira pelo jornal Valor Econômico, o novo contrato da Petrobras com a Sete Brasil para a construção de sondas deverá ser assinado ainda esta semana.

A informação foi diretor-presidente da Petros, Fundo de Pensão da empresa. Um dos motivos da paralisação do estaleiro baiano foi exatamente a falta de repasses da Sete Brasil, e a sinalização pelo governo de que a subsidiária da Petrobras vai firmar um acordo nos próximos dias para a retomada dos projetos de contratação das sondas, embora não represente a reativação imediata do estaleiro baiano, abre caminho para que à médio prazo haja essa retomada.

Retomando o contrato com a Petrobras, a Sete Brasil poderá  pagar as dívidas com o estaleiro baiano, que já havia construído 65% da sonda Ondina e 25% da sonda Pituba, tendo a receber R$ 1,2 bilhão do contrato original. Além disso, informação da Petrobras indicam que a empresa contrataria a Kawasaki, grupo chinês que controla o estaleiro Enseada, diretamente para construir 4 sondas. Essa é a expectativa de empresa.

Em contato com o Bahia Econ6omica, Marcelo Gentil, gerente de comunicação externa da Enseada, disse, no entanto, que, para que as obras sejam retomadas,  será necessário que a empresa retome o financiamento do Fundo de Maria Mercante, junto ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, no montante de R$ 600 milhões.

Esse financiamento ainda não foi equacionado porque, em última análise, os agentes financiadores exigem para a sua efetivação que o contrato com as encomendas das sondas seja assinado.
Publicado em Bahiaeconomica

Nenhum comentário: