terça-feira, 14 de outubro de 2014

Wagner destaca política de valorização da educação na semana do professor


    

Conversa com Governador

14/10/2014 00:10

 

As conquistas e investimentos realizados pelo Governo do Estado na educação pública na Bahia ao longo dos últimos sete anos e dez meses são lembrados por Jaques Wagner em seu programa de rádio ‘Conversa com Governador’, nesta semana em que se comemora o Dia do Professor (15). “Comemoro esse dia lembrando tudo o que realizamos ao longo desses quase oitos anos”.

O governador destaca a política de valorização dos professores da rede estadual, mais escolas técnicas e universidades federais para a Bahia, a ampliação em duas vezes e meia do orçamento das universidades estaduais e a ajuda às prefeituras no fortalecimento do ensino fundamental.

Wagner fala também sobre a entrega de mais 1.200 moradias em Vitória da Conquista, na última sexta-feira (10), e sobre as 1.500 novas moradias em Juazeiro e Salvador, esta semana, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Eu inicio nosso programa desta semana parabenizando a todos os professores, essa figura fundamental e tão importante na vida de todos os baianos, de todos os níveis: da creche, do fundamental, do ensino médio, do ensino universitário. Todos vocês que contribuem tanto para a formação dos nossos jovens, das nossas crianças, da nossa gente e que, seguramente, ocupam um lugar especial no coração de todos nós. Todo mundo se lembra de seus professores, dos mestres que nos conduziram, nos ajudaram a caminhar na vida”.

“Eu quero comemorar esse dia lembrando que ao longo desses sete anos e dez meses, fizemos uma política sempre de valorização e incorporação, através de concurso, para os nossos professores, de trazer para a Bahia mais universidades federais, mais escola técnica, de multiplicar por duas vezes e meia o orçamento das nossas universidades estaduais, e ajudar as prefeituras no fortalecimento do ensino fundamental, de primeira a quinta série, que é obrigação direta das prefeituras. Os tablets que nós distribuímos, do ensino a distância que a gente está incrementando... Envio o meu abraço e agradeço a todos vocês, professores, em especial aos da rede estadual de ensino por toda a parceria e toda a contribuição ao longo desse tempo, que eu espero continue a partir de 1º de janeiro de 2015”.

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

Ao falar sobre o Outubro Rosa o governador ressalta que o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, criado há três anos, já passou por mais de 200 municípios e realizou 250 mil mamografias:

“Cumprimento a todos envolvidos no Outubro Rosa, uma iniciativa mundial na luta contra o câncer de mama, doença que tem tirado a vida de muitas mulheres na Bahia, no Brasil e no mundo. Para enaltecer a campanha a gente está com oito mil mamografias gratuitas que serão realizadas em diferentes pontos de Salvador”.

“Há três anos, exatamente como agora, também no mês de outubro, nós lançamos o programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama, e eu me orgulho muito em dizer que já ultrapassamos as 250 mil mamografias e já visitamos mais de 200 municípios. Hoje, é considerado o maior programa de rastreamento de câncer de mama no Brasil. É assim, com o rastreamento, com a mamografia, com o acompanhamento das senhoras que dependam de um novo tratamento que a gente está protegendo muitas vidas, com a detecção precoce da doença”.

1.200 moradias em Vitória da Conquista

Falando sobre sua agenda de trabalho o governador citou a entrega de mais 1.200 moradias em Vitória da Conquista, na última sexta-feira (10), por meio do programa Minha Casa, Minha Vida:

“Como sempre, muita festa, muita alegria em Vitória da Conquista com as famílias que começam a ter uma vida com mais cidadania, mais dignidade, recebendo a sua casa própria com uma prestação super razoável, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida”.

“Essa semana, devo estar em Buerarema na quinta-feira (16) para assinar ordem de serviço para a reforma do mercado municipal e também vou entregar um trator. Na mesma quinta-feira irei a São José da Vitória para anunciar várias obras naquela cidade. Em seguida irei a Almadina, ainda na quinta-feira, também com anúncio de obras”.
Mais habitação em Salvador e Juazeiro

“Na sexta-feira (17) de manhã cedo eu entrego novas unidades residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida no bairro Sussuarana, em Salvador. Também na sexta-feira vamos para Juazeiro para entregar 1.500 unidades do Minha Casa, Minha Vida, com a presença do ministro das Cidades”.

“Vale lembrar que essas casas lá de Juazeiro já contam com processo da energia solar, o que ajuda economizar inclusive a renda dessas pessoas que vão ocupar as novas unidades do Minha Casa, Minha Vida. Então, muito trabalho. A eleição acabou no primeiro turno, na Bahia, mas o trabalho continua até o dia 31 de dezembro, sempre visitando cidades do interior com mais ordens de serviço ou entregando obras do nosso governo, inclusive em Salvador”.

Sete anos da Orquestra Neojibá

Encerrando o programa de rádio, Jaques Wagner fala sobre a comemoração especial de sete anos do projeto da Orquestra Neojibá, que vai chegar também aos bairros de Salvador:

“É um programa que me orgulha muito, que tem dado um retorno muito grande para a nossa gente, pois são milhares de jovens que se formaram, que se qualificaram e compõem hoje a nossa orquestra, que acaba de vir de uma turnê internacional entre a Suíça e a Itália, já fez turnê pela Alemanha, pelos Estados Unidos...”

“Eu creio que nós falamos tanto em segurança que não há nada melhor para a segurança do que o trabalho na área da educação, de saúde, na área cultural, na área de inclusão cultural de nossa gente. Meu querido amigo maestro pianista Ricardo Castro está de parabéns por ter aceitado esse desafio, e nós estaremos no Teatro Castro Alves exatamente comemorando com um grande concerto e com o lançamento do Projeto Neojibá nos Bairros de Salvador. E eu espero que com esse programa a gente consiga, cada vez mais, despertar esse sentimento musical que é próprio dos baianos, e botar essa nossa juventude para brilhar nos palcos da Bahia, do Brasil e do mundo”.

Nenhum comentário: