sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Publicado resultado do edital de apoio para projetos sobre a ponte Salvador - Ilha de Itaparica


 

Foi publicada nesta sexta-feira (10) a relação dos pesquisadores de universidades baianas vencedores do Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa para o Sistema Viário Oeste (SVO) – Ponte Salvador - Ilha de Itaparica. Sete projetos foram classificados. A lista pode ser conferida no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), responsável pela iniciativa em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan).


Os projetos selecionados são das áreas de geociências, administração, economia, politécnica, ciências humanas e química. As linhas temáticas a serem pesquisadas são ‘Impacto ambiental de obras viárias’, ‘Impacto socioeconômico e análise de custo/ benefício de grandes projetos viários’, ‘Planejamento urbano associado a grandes intervenções viárias’ e ‘Geologia do Recôncavo e da Baía de Todos-os-Santos’. Foram destinados R$ 700 mil para o edital.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os possíveis impactos ambientais, urbanísticos, paisagísticos, sociais e econômicos a serem gerados pelo projeto da ponte Salvador - Ilha de Itaparica, particularmente nos Territórios de Identidade do Recôncavo, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A expectativa é que os participantes contribuam para o aperfeiçoamento dos estudos técnicos contratados para o Sistema Viário Oeste (SVO), além de haver transferência do conhecimento e tecnologias gerados por estes estudos para as universidades e empresas localizadas na Bahia. O resultado do edital, cronograma e orientações de procedimentos estão disponíveis no site da Fapesb.

Nenhum comentário: