sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Líder mundial em fornecimento de cabos de energia elétrica inaugura fábrica na Bahia

Indústria

24/10/2014 15:40

O Polo Industrial de Camaçari, conglomerado de grandes empresas do Brasil e do mundo, ganhou mais uma importante unidade produtiva na manhã desta sexta-feira (24). A multinacional alemã Lapp Group, líder mundial no setor de fornecimento de cabos, fios e acessórios, foi inaugurada oficialmente em cerimônia com a presença de 60 empresários estrangeiros e de autoridades brasileiras. Para a implantação da indústria, numa área de 30 mil metros quadrados, foram investidos cerca de US$ 50 milhões. O volume de recursos foi aplicado na instalação, regularização e contratação de funcionários. A vinda da empresa para a Bahia já proporcionou cerca de 180 empregos diretos. 

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, disse que “os 180 empregos diretos se traduzem em vários empregos indiretos e aumenta a competitividade dos nossos negócios. Um dos melhores negócios da Bahia é a energia eólica. Temos agora uma fábrica que vai fornecer equipamentos necessários".

Uma das formas que o Governo do Estado encontrou para gerar mais emprego e renda foi a facilitação no processo de compra da matéria-prima, por meio da redução do Imposto sobre Circulação de Merccadorias e Serviços (ICMS). “Este é o tipo de fábrica dos nossos sonhos. Ela vem para a Bahia e usa os produtos daqui, a exemplo do cobre e do plástico, para fazer o isolamento dos fios elétricos", explicou o secretário.
 

Crescimento profissional


O morador de Camaçari, Claudeílson Santana, foi um dos beneficiados. O jovem de 33 anos passou a ocupar o cargo de operador de empilhadeira, espera crescer profissionalmente e garantir mais conforto à família. “Agora que faço parte da empresa, vejo a possibilidade de crescer e me desenvolver como profissional. Para mim, o mais importante é saber que agora posso garantir o futuro da minha família, cuidar da educação, saúde e conforto de meu filho e minha esposa”.

Com a chegada do empreendimento, Camaçari, município situado na Região Metrpolitana de Salvador (RMS), se tornou a primeira cidade da América do Sul a dispor de uma fábrica do grupo. Segundo o administrador da empresa, Wolfgang Schulte, a escolha do município baiano não foi por acaso. “A escolha do local para instalarmos nossas fábricas é feita de forma minuciosa. Estudamos o mercado brasileiro e chegamos à conclusão de que Camaçari é o local mais correto para a instalação". 

De acordo com ele, a cidade foi escolhida principalmente pela vizinhança. "Tem muitas indústrias que podem servir tanto como fornecedoras quanto como clientes. [Camaçari] é um grande pólo produtor. Além disso, o local é interessante para que a gente possa se expandir por todo o Nordeste”, explica o administrador.

Cinco linhas de produtos

O investimento também foi utilizado para a aquisição de máquinas à confecção das cinco linhas de produtos, subdivididas em mais de 100 tipos de equipamentos de energia, construídos em grande escala para a comercialização. “A gente adquire cobre da Paranapanema. Pegamos o fio grosso e transformamos em um fio superfino. Em seguida, o material vai para o encordoamento, ligando como se fosse corda. Depois o produto é encapado para evitar choque. Dessa forma, é só passar pela linha de corte para que os fios e cabos estejam prontos para o mercado”, explica o supervisor de produção Márcio Sandro.

Nenhum comentário: