terça-feira, 21 de outubro de 2014

Indústria automobilistica na Bahia


 

Chineses mostram modelos dos carros que serão fabricados na Bahia

Missão baiana conhece os protótipos da JAC e da Foton que serão fabricados nas unidades das montadoras em Camaçari
A missão baiana - composta por membros da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e da Desenbahia - que foi à China para tratar dos últimos detalhes para a implantação das fábricas da JAC Motors e da Foton, retornou do país asiático com uma boa surpresa na bagagem.
As montadoras chinesas apresentaram aos técnicos da Sicm e da Desenbahia os protótipos dos veículos que serão fabricados nas unidades das duas montadoras no Polo Industrial de Camaçari.

“Tivemos uma ótima surpresa. Fomos discutir os últimos detalhes - principalmente, com relação ao empréstimo via Desenbahia - para a implantação das unidades em Camaçari e a equipe foi apresentada aos modelos dos veículos que serão fabricados aqui”, disse James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm).

Durante quatro dias, a missão baiana esteve reunida com a cúpula da JAC Motors, na cidade de Hefei, e com a da Foton, em Pequim. “Nesse período, mantivemos contato direto com dirigentes e equipe técnica das montadoras envolvidas nos dois projetos”, revelou o subsecretário Luiz Gonzaga de Souza.

Na visita, a missão baiana ficou sabendo também que boa parte dos componentes e equipamentos para a instalação das unidades das duas montadoras em Camaçari já está pronta para ser embarcada. “Depende apenas da liberação do financiamento pela Desenbahia para eles entrarem no navio”, afirma.

A missão do governo baiano se comprometeu com os chineses a assinar o contrato de financiamento da JAC Motors até a próxima sexta-feira (24.10) e o da Foton até 20 de novembro.

De acordo com o Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), a assinatura dos contratos permite a renovação dos incentivos do Inovar Auto - Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores - liberando, inclusive, as importações necessárias para que as duas montadoras consolidem sua participação nas vendas no mercado nacional.
 
Fonte: SICM

Nenhum comentário: