quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Lapp Group inaugura sua primeira fábrica na América do

Localizada no município de Camaçari, empresa utiliza insumos comprados no estado, como cobre e polímeros

Com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, e dos diretores da Lapp Group, Siegbert e Andrea Lapp, o grupo alemão Lapp inaugura nesta sexta-feira (24.10.2014), às 10h, no Polo Industrial de Camaçari, a sua primeira fábrica na América do Sul.
Localizada na Via Parafuso, ao lado da Kimberly-Clark, da Alstom e de O Boticário, vai fabricar fios e cabos industriais. Além da solenidade de inauguração, o grupo escolheu a Bahia para a realizar a sua convenção internacional, com a participação de cerca de 60 executivos das Américas, Europa e Ásia.
Na construção da unidade baiana de um dos principais fornecedores mundiais de cabos e fios, com fábricas em 17 países, foram investidos R$ 50 milhões, com a geração de 180 empregos diretos. A indústria ocupa uma área de mais de 30.000 m² e vai processar 1.000 toneladas de cobre e 1.500 toneladas de produto acabado. Além da planta industrial, contará também com um centro de distribuição.
A da Bahia é mais moderna planta industrial do grupo Lapp no mundo. “Não existe outra fábrica igual. Ela é muito avançada porque fabrica cabos e conectores ao mesmo tempo, na mesma linha de montagem. Podemos manufaturar qualquer cabo segundo a demanda do cliente”, explica Wolfgang Schulte, responsável pela construção da fábrica baiana.
“Além da tecnologia, essa indústria tem uma importância estratégica muito grande para a Bahia, porque deixamos de produzir apenas matéria-prima – cobre e polímeros – para entregar também o produto final”, diz o secretário da Indústria e Comércio da Bahia.
Para a fabricação de seus cabos industriais, a Lapp se utiliza do fio de cobre fornecido pela Paranapanema (antiga Caraíba Metais), e dos polímeros produzidos pela Dacarto Benvic, da Solvay Plastics, que são usados como revestimentos e isolantes.  Na primeira fase de produção, vai fabricar cabos flexíveis da linha Ölflex, para conexão e controle, largamente utilizados nos setores automotivo, naval, construção civil, eletroeletrônico e telecomunicações.
“A decisão de instalar a fábrica no Brasil, especialmente na Bahia, será muito importante para a consolidação da nossa marca. Aqui vamos poder atender melhor as demandas dos nossos clientes e parceiros. Com o novo centro de distribuição também poderemos abastecer melhor o mercado com os nossos produtos, de forma mais rápida. O bom retorno que já tivemos é um indicativo de que estamos no caminho certo", comemora Siegbert Lapp, filho do fundador da empresa, Oskar Lapp.
Com a fábrica baiana, a Lapp espera atingir rapidamente o crescente mercado brasileiro, especialmente o do Norte/Nordeste. “Além da indústria, enxergamos uma gama de potenciais negócios nas áreas de energias renováveis, principalmente eólica, estaleiros, mineração e petróleo. A Bahia, em especial, tem crescido acima da média do país, gerando uma considerável demanda para setores que necessitam dos nossos produtos”, diz o gerente industrial da Lapp e comandante da planta baiana, Edson Oliveira.
PRESENÇA NO MUNDO - Hoje, o grupo Lapp está presente em quase todo o mundo, com 17 fábricas, 50 filiais próprias, 38 empreendimentos, 3 mil colaboradores e um catálogo com 50 mil produtos distintos. Fundado em 1957, em Stutgart, na Alemanha, por Oskar Lapp com a invenção do ÖLFLEX® - o primeiro cabo flexível de controle produzido industrialmente no mundo -, o Lapp Group atualmente produz cabos e acessórios para conexão.  
A companhia fabrica conectores, condutores de fibra ótica, cabos de dados e prensa-cabos destinados aos mais diferentes tipos de indústrias e mercados: construção de máquinas, automatização de processos, engenharia automotiva, elétrica e instalações e energia renovável.


Fonte: SICM

Nenhum comentário: