quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Educação na Bahia

23/10/2014 16:17

Governo do Estado cria novos Centros de Educação Profissional no interior

Novos Centros de Educação Profissional estão sendo implantados no interior da Bahia. De acordo com a Portaria nº 9.356/2014, publicada na edição de quarta-feira (22) do Diário Oficial do Estado, o Colégio Estadual João Campos, em Riachão do Jacuípe, foi transformado em Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos (Cetep); o Colégio Estadual Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, passa a ser chamado Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes (Ceep); e o Colégio Estadual Reinaldo Teixeira Braga, em Xique-Xique, foi transformado em Ceep em Recursos Naturais do Centro Baiano.

Com estas implantações, a rede estadual de Educação Profissional da Bahia passa a ter 71 Centros de Educação Profissional, dos quais 38 são estaduais e 33 territoriais, distribuídos nos 27 territórios de identidade. Assim como os demais, os novos centros têm o objetivo de promover a elevação da escolaridade, qualificação e formação profissional de jovens e trabalhadores para a inserção cidadã no mundo do trabalho, por meio de uma política pública de Estado para a Educação Profissional, vinculada às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos territórios e cadeias socioprodutivas locais.

Benefícios

Maria Gorete de Miranda Alves, diretora do Ceep em Recursos Naturais do Centro Baiano, em Xique-Xique, destaca os benefícios que o novo centro vai levar aos jovens e trabalhadores do território. “Com a transformação da unidade escolar em centro, teremos condições de ofertar outros cursos e ampliar o número de vagas, oportunizando à nossa comunidade qualificação necessária para atender as necessidades do nosso território”.

Gilvan Ribeiro dos Santos, 34 anos, estudante do curso técnico em pesca, pai de Aiane, 18, também estudante do Ceep, no curso técnico em agropecuária, e representante do Colegiado de Pais na unidade escolar, comemora a vitória. “É uma alegria enorme ter o centro instalado aqui. Com ele, nosso povo terá ainda mais oportunidade de se desenvolver profissionalmente e continuar morando aqui, junto da família”.

Qualificação

Maria do Rosário Mascarenhas de Almeida, diretora do Cetep da Bacia do Jacuípe II João Campos, em Riachão do Jacuípe, também considera o centro importante para potencializar o desenvolvimento no território. “Juntamente com o Cetep da Bacia do Jacuípe, que fica em Ipirá, abriremos as portas para os nossos jovens e trabalhadores, com qualificação profissional adequada, para que todos possam ter melhores perspectivas em suas vidas. É um benefício que fará muita diferença para o território. Nossa comunidade tem muito a ganhar”.

Milena Paula de Moura Bispo, diretora do Ceep em Saúde, Meio Ambiente e Recursos Naturais do Centro Baiano Jubilino Cunegundes, em Morro do Chapéu, comemora as novas possibilidades. “É uma vitória, um momento que marca a mudança de vida dos nossos jovens e trabalhadores, que terão ainda mais formação para atua nas empresas da região, para montar seu próprio negócio e aplicar os conhecimentos construídos na própria comunidade”.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: