sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Bahia lidera em produção eólica

A- A+
03 outubro 2014


Os parques eólicos baianos registraram o maior fator de capacidade do país em julho deste ano com 51%
 


Os parques eólicos baianos registraram o maior fator de capacidade do país em julho deste ano com 51%, apesar de estar abaixo dos 55% registrados em junho.
Segundo o mais recente Boletim das Usinas Eólicas publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a Bahia tinha uma capacidade instalada total de 528MW distribuída em 22 parques em operação comercial no mês.
 
O fator de capacidade médio para o país em julho foi de 42%. A CCEE registrou uma capacidade instalada total de 3,75GW em 151 parques em operação comercial. O fator de capacidade mede o quanto de energia é efetivamente produzida em relação à capacidade instalada de um parque durante um mês.
 
Em julho de 2013, o fator de capacidade média nacional tinha sido de 30%.
 
Segundo a CCEE, os fatores de capacidade no Brasil está aumentando e já são um dos maiores do mundo. Em comparação, os Estados Unidos têm um fator de capacidade de 32.1%, a Espanha, 26,9%, a China, 23,7% e a Alemanha, 18,5%.
 
Os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte ficaram em segundo e terceiro lugar com fatores de capacidade de 46% e 43% respectivamente. No Ceará, a CCEE registrou 992MW instalados em 32 parques operando comercialmente em julho, enquanto o Rio Grande do Norte tinha 1,16GW em 40 parques.
 
No Rio Grande do Sul, a outra região com maior potencial eólico do país, os 22 parques registraram um fator de capacidade médio de 37%. Lá, a capacidade instalada registrada em julho era de 610MW.
 
O menor fator de capacidade registrado em julho foi no Rio Janeiro de 17%. O estado do sudeste tem apenas uma usina eólica com 28MW. 

Fonte: Recharge News Brasil

Nenhum comentário: